Educação ambiental: implementação da agenda 21 no Centro Municipal de Educação Infantil Monte Verde em Teresina/PI - (Brasil)

Autores

  • Patricia Maria Martins Napolis Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Lucimar Rodrigues Vieira Curvo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Alexander Stein de Luca Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Aguinel Messias de Lima Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Gecilene Ferreira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Luis Paoli Schiffino Gomez Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Sonia Biaggi Alvez de Alencar Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2018.28813

Resumo

A Educação Ambiental surge no âmbito da sociedade como uma necessidade, devido à gravidade da degradação do meio natural e social. É uma educação garantida por lei para todos os níveis de ensino que oportuniza ao educando acesso a informações e desenvolvimento de uma reflexão crítica acerca da realidade à qual pertence. Desde o surgimento do homem na Terra, vêm se percebendo diversos tipos de impactos ambientais, que estão se multiplicando ao longo do tempo. O ser humano demonstra não refletir sobre as consequências de suas ações sobre o meio ambiente. Na Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998) orienta os professores a trabalharem de modo a ampliar as experiências das crianças, mostrando os diversos modos de explicar e representar o mundo. Este trabalho teve tem como principal objetivo pesquisar as possibilidades de implantar a Agenda 21 escolar (Brasil, 2003) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Monte Verde, procurando desenvolver processo de investigação a respeito das implicações da Agenda 21 escolar nos processos de ensino/aprendizagem, analisar as concepções dos limites e possibilidades da utilização da Agenda 21 escolar no cotidiano da sala de aula pelos profissionais da educação do CMEI Monte Verde e identificar o interesse das crianças pela preservação do meio ambiente. A presente pesquisa foi desenvolvida e sistematizada a partir de uma investigação de natureza qualitativa de caráter exploratório e se configura como um Estudo de Campo. Para o seu desenvolvimento foram implementadas estratégias de investigação, como: pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) e análises dos mesmos, entrevista semiestruturada e observação participante. Constatamos durante a pesquisa que as crianças possuem um entendimento e percepções acerca das questões de meio ambiente, carregam com elas curiosidades e duvidas que não foram atendidas, além de estarem cientes dos problemas ambientais que ocorrem em sua comunidade. As professoras e a equipe escolar, mostram bastante interesse em ensinar seus alunos sobre meio ambiente e possuem um espaço amplo e adequado para isso, mas não possuem a formação adequada para tal.

 

Biografia do Autor

Patricia Maria Martins Napolis, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Educação Ambiental pela UFMT e Doutora em Ciencias pela UFSCar

Lucimar Rodrigues Vieira Curvo, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Pesquisadora na área de Ciencias Ambientais e Mestre em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontificia Universidade Catolica de Goias - PUCGO. Doutoranda em Ciencias Ambientais e Sustentabilidade Agropecuaria pela Universidade Catolica Dom Bosco - UCDB.

Alexander Stein de Luca, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Doutor em Ciencias Biológicas pela UFSCar

Aguinel Messias de Lima, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Mestre em Educação Ambiental pela UFMT e Doutor em Ciencias pela UFSCar

Gecilene Ferreira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela UFMT

Luis Paoli Schiffino Gomez, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Mestre em Educação pela UFMT

Sonia Biaggi Alvez de Alencar, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestre em Ensino de Ciencias pela UFMT

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Napolis, P. M. M., Curvo, L. R. V., Luca, A. S. de, Lima, A. M. de, Ferreira, G., Gomez, L. P. S., & Alencar, S. B. A. de. (2018). Educação ambiental: implementação da agenda 21 no Centro Municipal de Educação Infantil Monte Verde em Teresina/PI - (Brasil). Revista Internacional De Ciências, 8(1), 3–26. https://doi.org/10.12957/ric.2018.28813