Educação ambiental: implementação da agenda 21 no Centro Municipal de Educação Infantil Monte Verde em Teresina/PI - (Brasil)

Patricia Maria Martins Napolis, Lucimar Rodrigues Vieira Curvo, Alexander Stein de Luca, Aguinel Messias de Lima, Gecilene Ferreira, Luis Paoli Schiffino Gomez, Sonia Biaggi Alvez de Alencar

Resumo


A Educação Ambiental surge no âmbito da sociedade como uma necessidade, devido à gravidade da degradação do meio natural e social. É uma educação garantida por lei para todos os níveis de ensino que oportuniza ao educando acesso a informações e desenvolvimento de uma reflexão crítica acerca da realidade à qual pertence. Desde o surgimento do homem na Terra, vêm se percebendo diversos tipos de impactos ambientais, que estão se multiplicando ao longo do tempo. O ser humano demonstra não refletir sobre as consequências de suas ações sobre o meio ambiente. Na Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998) orienta os professores a trabalharem de modo a ampliar as experiências das crianças, mostrando os diversos modos de explicar e representar o mundo. Este trabalho teve tem como principal objetivo pesquisar as possibilidades de implantar a Agenda 21 escolar (Brasil, 2003) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Monte Verde, procurando desenvolver processo de investigação a respeito das implicações da Agenda 21 escolar nos processos de ensino/aprendizagem, analisar as concepções dos limites e possibilidades da utilização da Agenda 21 escolar no cotidiano da sala de aula pelos profissionais da educação do CMEI Monte Verde e identificar o interesse das crianças pela preservação do meio ambiente. A presente pesquisa foi desenvolvida e sistematizada a partir de uma investigação de natureza qualitativa de caráter exploratório e se configura como um Estudo de Campo. Para o seu desenvolvimento foram implementadas estratégias de investigação, como: pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) e análises dos mesmos, entrevista semiestruturada e observação participante. Constatamos durante a pesquisa que as crianças possuem um entendimento e percepções acerca das questões de meio ambiente, carregam com elas curiosidades e duvidas que não foram atendidas, além de estarem cientes dos problemas ambientais que ocorrem em sua comunidade. As professoras e a equipe escolar, mostram bastante interesse em ensinar seus alunos sobre meio ambiente e possuem um espaço amplo e adequado para isso, mas não possuem a formação adequada para tal.

 


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DOI: https://doi.org/10.12957/ric.2018.28813

Direitos autorais 2018 Patricia Maria Martins Napolis, Lucimar Rodrigues Vieira Curvo, Alexander Stein de Luca, Aguinel Messias de Lima, Gecilene Ferreira, Luis Paoli Schiffino Gomez, Sonia Biaggi Alvez de Alencar


 

ISSN: 2316-7041 | Indexada em:

 

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