Concentrações de poluentes atmosféricos no Rio de Janeiro em relação a normas nacionais e internacionais

Autores

  • Eduardo Monteiro Martins UERJ
  • Aline Ribeiro Meireles
  • Francisca Rodrigues Magalhaes
  • Josie Batista Bastos Carvalho
  • Maycon Maia Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2017.25799

Resumo

Este trabalho avaliou as concentrações dos poluentes atmosféricos monitorados pelas estações automáticas de monitoramento da SMAC, comparando-nos aos padrões de qualidade do ar da legislação nacional e com as importantes legislações internacionais. Os dados utilizados foram as médias horárias, as médias de três horas, de oito horas e de vinte e quatro horas, e compreendem o período entre 01/01/2012 e 31/12/2013. O ozônio (O3) foi o poluente que apresentou o maior número de violações em todas as estações quando a comparação foi feita com o padrão da Resolução CONAMA 03/90 que é de 160 µg.m-3. O maior número de ultrapassagens foram Bangu, Irajá e Campo Grande com, respectivamente, 215, 189 e 77 ultrapassagens. O cálculo do coeficiente de correlação e o resultado da análise de clusters mostrou que as estações de monitoramento da SMAC possuem dois grupos semelhantes.

Biografia do Autor

Eduardo Monteiro Martins, UERJ

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Pos doutorado na Universidade da California Irvine em formacao de aerossois organicos secundarios na atmosfera. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem desenvolvido trabalhos na área de poluição atmosférica urbana, gestão da qualidade do ar, processos cinéticos de formação de ozônio troposférico, emissões de gases para atmosfera a partir de solos e emissões de gases de efeito estufa em aterros sanitários. Realiza trabalhos experimentais de monitoramento de poluentes não regulamentados com auxilio de técnicas cromatográficas e trabalhos de simulação de dispersão de poluentes atmosféricos e modelos químicos. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PEAMB/UERJ-Mestrado Profissional), do Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB/UERJ- Coordenador Adjunto) e do Programa de Pós Graduação em Química (PPGQ/UERJ-Mestrado e Doutorado). Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015). Bolsista de produtividade em pesquisa PROCIÊNCIA-UERJ. Coordenador Adjunto do Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB).

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

Martins, E. M., Meireles, A. R., Magalhaes, F. R., Carvalho, J. B. B., & Ribeiro, M. M. (2017). Concentrações de poluentes atmosféricos no Rio de Janeiro em relação a normas nacionais e internacionais. Revista Internacional De Ciências, 7(1), 32–48. https://doi.org/10.12957/ric.2017.25799