Bioensaios em sementes de Lactuca sativa L. com extrato de folhas de Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc.

Autores

  • Vanessa Damasceno Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Maria de Fátima Barbosa Coelho Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Elisangela Clarete Camili Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2016.21813

Resumo

O objetivo neste trabalho foi avaliar o potencial alelopático do extrato de folhas de K. coriacea, espécie nativa do Cerrado, conhecida como pau-santo, sobre a germinação e desenvolvimento de plântulas de alface. O extrato foi obtido com a trituração de 50 g de folhas em 500 mL de água destilada e, por diluição em água obtiveram-se as concentrações de 0, 25, 50, 75 e 100%. O bioensaio foi conduzido com as cinco concentrações e quatro repetições de 50 sementes de alface. As sementes foram colocadas para germinar em caixas de plástico transparentes sobre duas folhas de papel mata-borrão umedecidas com os extratos. As caixas foram tampadas e mantidas a 20 °C e fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. As características avaliadas foram porcentagem de germinação e de plântulas anormais, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e da raiz, massa fresca e seca das plântulas e, calculou-se o índice de efeito alelopático. O índice de velocidade de germinação, o comprimento da parte aérea e da raiz e a massa seca das plântulas diminuíram até a concentração de 75%. A maior concentração do extrato ocasionou formação de 100% de plântulas anormais. O extrato foliar de pau-santo não afetou a germinação das sementes que variou de 97,5 a 100%, no entanto, o potencial alelopático foi verificado nas características de desenvolvimento das plântulas de alface.

 

Biografia do Autor

Vanessa Damasceno Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Cuiabá (2014). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical da UFMT.

Maria de Fátima Barbosa Coelho, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Professora titual da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) aprosentada em 2015. Atualmente é professora com vínculo permanente no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT) da UFMT e com vínculo de colaboradora no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da UNILAB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Recursos Genéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, etnobotânica, propagação de plantas, Cerrado e Caatinga.

Elisangela Clarete Camili, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura e Produção de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura, olericultura, floricultura, produção e tecnologia de sementes, fitotecnia e fisiologia vegetal.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Gonçalves, V. D., Coelho, M. de F. B., & Camili, E. C. (2016). Bioensaios em sementes de Lactuca sativa L. com extrato de folhas de Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc. Revista Internacional De Ciências, 6(2), 160–170. https://doi.org/10.12957/ric.2016.21813