PASSAGEM INFERIOR DE FAUNA E CERCA GUIA COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Autores

  • Rafael Vieira Vieira Observatório Urbano da UERJ - OUERJ
  • Cássio Rodinei dos Santos consultor

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2015.19647

Resumo

O presente estudo busca apresentar a passagem de fauna e cercas guia que são as principais estruturas utilizadas nas rodovias, bem como nas ferrovias, para mitigação dos impactos ambientais sobre a fauna. Impactos que são consequência do efeito barreira, efeito de evitação e atropelamentos. Além dos altos custos gerados pelos acidentes envolvendo motoristas e animais, a fragmentação do território pelos empreendimentos tende a colocar a fauna em uma situação de risco, tanto pela redução da oferta de alimento como pelo baixo polimorfismo que podem provocar a extinção das espécies. Com o desenvolvimento da Ecologia de Estradas e dos processos de licenciamento procura-se minimizar os impactos sobre o meio ambiente. Destaca-se a importância para a conscientização e colaboração da sociedade em geral para a preservação e manutenção das estruturas de proteção a fauna.

DOI: 10.12957/ric.2015.19647

Biografia do Autor

Rafael Vieira Vieira, Observatório Urbano da UERJ - OUERJ

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRuralRJ (1998). Especialista em Análise de Conjuntura/Economia Internacional pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro- (IE/UFRJ). Mestre em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ. É professor em cursos de pós-graduação nas áreas de Economia do Meio Ambiente, Economia Empresarial, Gestão e Planejamento Ambiental, Tecnologia Ambiental e Perícia Ambiental Judicial e Securitária. É professor no curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento e Planejamento Econômico-Territoirial na Universidade Estadual de Goiás - UEG. É professor universitário e leciona em cursos de graduação em Administração, Economia, Contabilidade e Direito, nas áreas de Economia Brasileria, Economia Internacional, Finanças Públicas e Economia Política. É Perito Judicial Ambiental pelo CONPEJ/RJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil).Possui experiência na área de Meio Ambiente, como Consultor Técnico PNUD do IBAMA (Licenciamento Ambiental Off shore) em Estudos Ambientais, Relatórios de Impacto Ambiental sobre meio socioeconômico, Planos de Controle Ambiental e Relatórios, atuando como analista e pesquisador;como Consultor do CENPES/Petrobrás na área de Avaliação e Monitoramento Ambiental;como Consultor do CETEM(Centro de Tecnologia Mineral-Min.da Ciência e Tecnologia) na área de Economia Mineral. Profissional pleno na área de Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA). Possui publicações nas áreas de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Planejamento Ambiental.É ex-professor contratado da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro -FAETERJ/FAETEC e Coordenador do Grupo de Pesquisa nas áreas de concentração Economia , Meio Ambiente e Energia. - GEMAE na FAETERJ/FAETEC em Paracambi/RJ(2009-2014).Pesquisador-convidado no Observatório Urbano da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - OUERJ nas áreas de Auditoria, Gestão , Perícia e Engenharia Ambiental(2014 até o presente). Docente/Professor Integral na Associação Brasileira de Ensino Universitário - UniABEU - campus I. Membro do Núcleo Docente Estruturante(NDE) dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis(UniABEU). Possui atividades de pesquisa técnico-acadêmica /acadêmico-cientifica na área de Gestão Empresarial e Sustentabilidade.(UniABEU).(2015).

Cássio Rodinei dos Santos, consultor

MBA em Infraestrutura de Transportes e Rodovias pela Universidade Cidade de São Paulo (em andamento), Engenheiro Civil (2012) e Técnico em Administração (2006) pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Vieira, R. V., & dos Santos, C. R. (2015). PASSAGEM INFERIOR DE FAUNA E CERCA GUIA COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS. Revista Internacional De Ciências, 5(2), 74–95. https://doi.org/10.12957/ric.2015.19647