MODELAGEM DE DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS: AVALIAÇÃO DE MODELOS DE DISPERSÃO DE POLUENTES EMITIDOS POR VEÍCULOS

Autores

  • Eduardo Monteiro Martins UERJ
  • Julio Domingos Nunes Fortes UERJ
  • Ricardo de Araújo Lessa UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2015.14498

Resumo

A poluição atmosférica nas grandes cidades do mundo é prioritariamente de origem veicular. A degradação na qualidade do ar causas prejuízo a saúde das pessoas e ao meio ambiente em geral, acarretando também perdas financeiras. Para a compreensão dos fenômenos que acontecem na troposfera urbana é necessário a utilização de ferramentas de monitoramento dos poluentes e dos modelos de dispersão de poluentes atmosférico. Os modelos de qualidade do podem ter diferentes finalidades, entretanto para a verificação da dispersão de poluentes emitidos por fontes lineares diversos modelos com diferentes fundamentações matemáticas vêm sendo utilizado. Os modelos de dispersão gaussiana estão entre os mais utilizados e em alguns casos os dados de input dos modelos são relativamente simples. O presente estudo buscou avaliar uma revisão teórica compreensiva acerca do estado-da-arte existente para modelagem de dispersão atmosférica de poluentes emitidos por veículos no mundo e no Brasil. Uma abordagem exploratória para revisão de modelos existentes capazes de simular numericamente a dispersão de poluentes em ambientes urbanos, considerando as variáveis e detalhes intrínsecos. As principais características de alguns dos principais modelos utilizados atualmente, além das fragilidades foram levantadas e apresentadas. De maneira geral, os dados de entrada para a maioria dos modelos são a direção e velocidade do vento, classe de estabilidade da atmosfera, altura da camada de mistura, taxas de emissão e rugosidade do solo. Modelos mais complexos necessitam de dados de entrada mais complexo.

DOI da revista: http://dx.doi.org/10.12957/ric.2015.14498

Biografia do Autor

Eduardo Monteiro Martins, UERJ

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem desenvolvido trabalhos na área de poluição atmosférica urbana, processos cinéticos de formação de ozônio troposférico, emissões de gases para atmosfera a partir de solos e emissões de gases de efeito estufa em aterros sanitários. Realiza trabalhos experimentais de monitoramento de poluentes não regulamentados com auxilio de técnicas cromatográficas e trabalhos de simulação de dispersão de poluentes atmosféricos e modelos químicos. Bolsista de produtividade em pesquisa PROCIÊNCIA-UERJ. Coordenador Adjunto do Doutorado em Engenharia Ambiental (DEAMB).


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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Martins, E. M., Fortes, J. D. N., & Lessa, R. de A. (2015). MODELAGEM DE DISPERSÃO DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS: AVALIAÇÃO DE MODELOS DE DISPERSÃO DE POLUENTES EMITIDOS POR VEÍCULOS. Revista Internacional De Ciências, 5(1), 2–19. https://doi.org/10.12957/ric.2015.14498