Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

     

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

     

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

     

  • O texto está em fonte Arial tamanho 12 e espaço 1,5 e o resumo, abstract e resumen em fonte Arial tamanho 12 e espaço simples; utiliza itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

     

     
     
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, exposto na seção Sobre a Revista, no item Modelo para Submissões Online, descrito acima ao final do texto Diretrizes para Autores.

     

  • A editoria se encarregará de realizar a desidentificação do artigo que será enviado aos avaliadores, uma vez que a nossa avaliação segue o sistema blind review ("avaliação cega").

    Não serão aceitas inclusão de autores após o início da avaliação do texto, favor notificar a editoria da revista se identificar algum erro desta natureza imediatamente após o envio do texto.


     
     
  • Todos os autores e suas informações (Nome completo, ORCID, identificação da instituição a que pertencem, país e e-mail) devem ser cadastradas no momento da submissão do artigo, compondo os metadados da plataforma OJS, de onde sairão os dados de autoria do artigo quando da sua publicação.


  • Quando o artigo apresentar mais de seis autores, solicitamos que todos eles sejam citados no item Agradecimentos incluindo a colaboração de cada um.

    Configuram como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do estudo. Colaborar na coleta de dados, realizar alguma técnica ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes para autoria de um estudo.

     

  • É obrigatório informar o ORCID de todos os autores. Saiba como criar e preencher os dados do ORCID.

     

  • Os autores estão cientes da cobrança de uma taxa de submissão de R$ 70,00 (setenta reais) por manuscrito, solicitada no ato de submissão do artigo, a ser paga em um prazo de 3 dias após a submissão. As informações de pagamento estão contidas no email de aviso de recebimento de submissão.

    O não pagamento dessa taxa no prazo estabelecido implicará em imediata rejeição e arquivamento da submissão.

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS DE ENVIO DE ARTIGOS PARA A REVISTA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS - RIC

 

ATENÇÃO: não serão aceitos manuscritos que não estejam formatados de acordo com as normas da revista.

Durante o fluxo editorial o autor terá o prazo máximo de 3 semanas para responder às solicitações do editor. Se o autor necessitar de prazo extra deverá realizar a solicitação ao editor. 

O autor tem 3 semanas para devolver o manuscrito com as alterações solicitadas pela editoria. Caso, este prazo não seja observado, o editor poderá arquivar o manuscrito por falta de comunicação.

Ao submeterem trabalhos para publicação na RIC, os autores concordam com as diretrizes editoriais da Revista e assumem inteira responsabilidade sobre o conteúdo do texto, ilustrações, tabelas e demais elementos de cada trabalho submetido.

Sob pena de a submissão ser rejeitada, os autores aceitam a condição de que a sua contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

O autor deve estar ciente que a partir do momento que o seu artigo for submetido para avaliação, haverá uma Taxa de Submissão de R$ 70,00 (setenta reais) por manuscrito. A desistência por parte do autor e a decisão editorial de rejeitar o artigo não implicam em devolução da taxa.

 

Formato e tamanho do Arquivo: MS Word, 4MB.

Tamanho da folha: A4 (210 x 297 mm).

Cor do texto: texto na cor preta.

Fonte/Tamanho: Arial 12 para o texto e Arial 10 para citações longas, legendas de figuras, tabelas e referências.

Margens: As margens do manuscrito superior e inferior devem ter 2,0 cm, e as esquerda e direita devem ser 3,0 cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5 no texto principal e simples no resumo, abstract e resumen. As legendas de ilustrações e tabelas, e as citações textuais longas também devem ser formatadas em espaço simples de entrelinhas.

Alinhamento: Justificado

Recuo: recuo especial da primeira linha de cada parágrafo é de 1,25.

Número de páginas: No mínimo 08 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

O artigo deve ter uma Folha de Rosto contendo os seguintes itens:  

Título: no idioma português, inglês e espanhol com, no máximo, 15 palavras em fonte Arial 14, letras maiúsculas e em negrito. Centralizado com espaço simples de entrelinhas. O primeiro título deve ser no idioma em que se apresenta o artigo, o segundo no idioma da revista. Entre o último título e o nome do primeiro autor deve-se pular 2 linhas.

Autores: nomes completos, com a primeira letra de cada nome em maiúscula em fonte Arial 12, com as seguintes informações abaixo do nome: instituição a que o autor está filiado com seu respectivo endereço e e-mail do autor, ambos em fonte Arial 10. Todos centralizados com espaço simples de entrelinhas. Entre os nomes dos autores deve-se pular uma linha, entre o nome do último autor e o resumo deve-se pular 2 linhas.

Resumo: em fonte Arial 12 e espaçamento entrelinhas simples, deve condensar, em um único parágrafo, o conteúdo, expondo objetivos, materiais e métodos, os principais resultados e conclusões em não mais do que 250 palavras. Deve-se fazer um parágrafo entre o final do resumo e as palavras-chave.

Palavras-chave: no mínimo de quatro e máximo de seis. Não devem repetir os termos que se acham no título, podem ser constituídas de expressões curtas e não só de palavras e devem ser separadas por vírgula. Entre as palavras-chave, abstract e resumen, deve-se pular 2 linhas.

Abstract: Segue as mesmas recomendações do resumo. Deve ser uma tradução próxima do resumo. Deve-se fazer um parágrafo entre o final do abstract e as Keywords.

Keywords: representam a tradução das palavras-chave para a língua inglesa.

Resumen: Segue as mesmas recomendações do resumo. Deve ser uma tradução próxima do resumo. Deve-se fazer um parágrafo entre o final do resumen e as Palabras Clave.

Palabras Clave: representam a tradução das palavras-chave para a língua espanhola.

 

Após esses itens, seguem a INTRODUÇÃOMATERIAL E MÉTODOSRESULTADOS E DISCUSSÃOCONCLUSÃOAGRADECIMENTO (opcional) e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Atenção estes itens devem ser escritos com letras maiúsculas e em negrito, sem numeração sequencial.

As referências bibliográficas são uma lista de fontes de consultas citadas ao longo do corpo do trabalho e seguem a norma ABNT. Elas devem ser listadas em ordem alfabética de autor, alinhamento justificado, em tamanho 10, espaço simples entre linhas, e pular uma linha entre elas. Referências que trazem endereços de consulta localizados na rede de internet, devem ter seus hiperlinks ativados (na cor azul).

De forma genérica as referências devem ter os seguintes elementos: autor (quem?); título (o que?); edição; local de publicação (onde?); editora; e data de publicação da obra (quando?). Seguem orientações especificas para referenciar de alguns tipos mais usuais de obras consultadas:

a) periódicos (revistas cientificas)

TAYRA, F.; RIBEIRO, H. Modelos de indicadores de sustentabilidade: síntese e avaliação crítica das principais experiências. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.15, n.1, p.84-95, 2006.

SILVA, C. E.; PINTO, J. B.; GOMES, L. J. Ecoturismo na Floresta Nacional do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.1, n.1, p. 10-22, 2008.

b) livros

MARCONI; M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NUNES, I. J. Nutrição animal básica. 2 ed., Belo Horizonte: FEP-MVZ, 1998. 200 p.

OECD. Environmental indicators: towards sustainable development. Paris: OECD Publications, 2001. 

QUIROGA, R. Indicadores de sostenibilidad ambiental y de desarrollosostenible: estado del arte y perspectivas. Santiago do Chile: CEPAL, 2001. Serie Manuales n.16. 

SEGNESTAM, L.; WINOGRAD, M.; FARROW, A. Desarrollo de indicadores: lecciones aprendidas de América Central. Washington: CIAT-BM-PNUMA, 2000. 

c) capítulos de livro 

BOO, E. O planejamento ecoturístico para áreas protegidas. In: LINDBERG, K.; HAWKINS, D. E. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: Senac São Paulo, 1999. p.65-80. 

HOMMA, A.K.O. Do extrativismo à domesticação – 60 anos de história. In: MENDES, A. D. A Amazônia e o seu banco. Manaus: Banco da Amazônia, 2002. p.137-156. 

PEDRINI, A. G. A educação ambiental no ecoturismo brasileiro: passado e futuro. In: SEABRA, G. Turismo de Base Local: identidade cultural e desenvolvimento regional. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2007. p.30-56. 

d) anais de eventos 

SILVA, C. E. Ecoturismo no Horto Florestal do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., Guarapuava, 2006. Anais. Guarapuava: Unicentro, 2006. CD-ROM. 

SILVA, C. E. Gerenciamento pelas diretrizes: planejamento estratégico do CEPECS Brasil. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., Joinville, 2007. 

e) revistas de noticias

NILIPOUR, A. H.; BUTCHER, G. D. Manejo de broilers: Lasprimeras 24 horas. Industria Avícola, Mount Morris, v. 46, n. 11, p. 34-37, nov. 1999. 

f) teses, dissertações e monografias 

FILHO, P. C. C. Gestão estratégica da informação e sua importância no sucesso das organizações. 2003. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 

SCHULZE, E. Participação e estrutura de poder no modelo de gestão cooperativa: o caso UNIMED no RS. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 

g) leis ou normas jurídicas 

BRASIL. Lei nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Brasília, 22 dez 2006. 

SERGIPE. Decreto nº 13.713 de 14 de junho de 1993. Institui a criação da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu. Aracaju, 14 jun 1993. 

h) documentos governamentais 

BRASIL. Diretrizes e prioridades do plano de ação para implementação da Política Nacional da Biodiversidade. Brasília: MMA, 2006. 

IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2002. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. 

MMA; MEC. Coletivos jovens de meio ambiente: manual orientador. Brasília: Dreams, 2005. 

i) documentos ou matérias não diferentes dos anteriores coletados na Internet 

PORTUGAL, A. D. O desafio da agricultura familiar. EMBRAPA, 2004. Disponível em: http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2002/artigo.2004-12-07.2590963189. Acessado em 18 jan 2009.

 

Tabelas, Gráficos e Quadros: devem fazer parte do corpo do artigo, devem ser numeradas e sequenciadas e ser apresentadas no módulo tabela do Word. O título deve ficar acima da imagem, com letra em tamanho 12 e espaçamento entre linhas simples.

Figuras: devem ser inseridos no texto após a citação dos mesmos. O título deve ficar abaixo da imagem, com letra em tamanho 12 e espaçamento entre linhas simples. 

As palavras "Tabelas", "Gráficos", "Quadros" e "Figuras" deverão estar em negrito

Fontes: as fontes das Tabelas, Gráficos, Quadros e Figuras devem ter corpo 10 e serem grafadas sem negrito. 

Símbolos, Fórmulas Químicas e Equações Matemáticas: deverão ser feitos no processador Word (aba Inserir Equação ou Símbolo) ou inseridos como figura ou PDF. A letra em tamanho 12 e espaçamento entre linhas simples. Devem ser numeradas a direita e sequenciadas. 

Citações são informações extraídas de outra fonte, e podem ser classificadas em: citação direta (quando é feita a partir de uma transcrição literal, ou seja, palavra por palavra, de trecho do texto do autor da obra consultada); citação indireta (quando são inseridas de forma não-literal, ou seja, ideias pertencentes ao autor ou a diversos autores); citação de citação (é aquela citação, direta ou indireta, de uma obra original a que não se teve acesso, mas que se teve conhecimento por citação existente em outra obra, desta vez com acesso efetivo). 

a) Citações diretas 

Na forma direta devem ser transcritas entre aspas, quando ocuparem até três linhas impressas, onde devem constar o autor, a data e a página, conforme o exemplo: “Sabe-se que há muito tempo o ser humano vem causando alterações na natureza e que algo urgente precisa ser feito no sentido de minimizar os efeitos provenientes dessa ação danosa” (NEIMAN, 2005, p. 17). 

As citações de mais de um autor serão feitas com a indicação do sobrenome dos dois autores separados por ponto e vírgula, conforme o exemplo: Sato; Carvalho (2005, p. 12) afirmam que “a EA situa-se mais em areias movediças do que em litorais ensolarados”. 

Quando a citação ultrapassar três linhas, deve ser separada com um recuo de parágrafo de 4,0 cm, em espaço simples no texto, com fonte 10, conforme o exemplo: Severino (2002, p. 185) entende que: 

A argumentação, ou seja, a operação com argumentos, apresentados com objetivo de comprovar uma tese, funda-se na evidência racional e na evidência dos fatos. A evidência racional, por sua vez, justifica-se pelos princípios da lógica. Não se podem buscar fundamentos mais primitivos. A evidência é a certeza manifesta imposta pela força dos modos de atuação da própria razão. 

b) Citação indireta 

A citação indireta, denominada de conceitual, reproduz ideias da fonte consultada, sem, no entanto, transcrever o texto. Esse tipo de citação pode ser apresentado por meio de paráfrase, que caracteriza-se quando alguém expressa a idéia de um dado autor ou de uma determinada fonte. 

A paráfrase, quando fiel à fonte, é geralmente preferível a uma longa citação textual, mas deve, porém, ser feita de forma que fique bem clara a autoria. Neste caso especifico não se faz necessário constar o número da página, pois a paráfrase pode ser uma síntese de um pensamento inteiro. 

c) Citação de citação

Evitar utilizar material bibliográfico não consultado diretamente, mas se imprescindível, referenciar através de “citado por”. A citação de citação deve ser indicada pelo sobrenome do autor seguido da expressão “citado por” e do sobrenome da obra consultada, em minúsculas, conforme os exemplos: Freire citado por Saviani (1998, p. 30) ou (FREIRE citado por SAVIANI, 1998, p. 30).

 

INDICAÇÃO DE AVALIADORES: 

Os autores devem indicar os nomes de 3 professores (mestre ou doutor), fornecendo suas disciplinas, áreas de atuação e endereço eletrônico ativo para compor o quadro de avaliadores da RIC. A sua ajuda será apreciada e poderá acelerar o nosso fluxo editorial. 

Esclarecemos que será mantido o processo de avaliação "duplo cego" já utilizado pelo nosso periódico.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

Os artigos recebidos passam por uma pré-avaliação (desk review) e, se aprovados pela editoria, recebem um código e aguardam na fila por ordem de chegada (prazo médio de 10 meses). Os arquivos são enviados aos avaliadores em "duplo cego", sem identificação dos autores e instituições (blind review). Os avaliadores têm prazo para entrega de trinta dias.

Após o trabalho receber dois pareceres, a editoria envia aos autores o resultado por e-mail. Caso necessite revisão, o prazo de entrega é de 15 dias, podendo ser prorrogado caso necessário.

Finalmente, vale ressaltar que é de responsabilidade dos autores realizar a revisão do texto contido no artigo.

Os nomes dos autores somente serão revelados quando o trabalho for publicado.

 

ATENÇÃO: a revista não aceitará envios fora das normas de submissão.

 

MODELOS PARA SUBMISSÕES ONLINE: 

 

1) Artigo Completo (ART)

https://drive.google.com/file/d/1wZp_2N3LK2kAizop26UZoFbHiuASbZiZ/view?usp=sharing

 

2) Resenha Crítica de Artigo ou Livro (RC)

https://drive.google.com/file/d/15m6MJfR0RUNw4CTUngNPokWx_We6t3LF/view?usp=drive_link

 

3) Estudo de Caso (EC)

https://drive.google.com/file/d/194NC28jhg5XUwlnvklDtAMUh-kkwut4v/view?usp=sharing

 

4) Nota Técnica (NT)

https://drive.google.com/file/d/1YlQd42cUePPqdPPzydq6Wu2G0eK-jhs8/view?usp=sharing

 

5) Relatório de Aplicação Técnica (RAT) - Working Paper 

https://drive.google.com/file/d/1mrC09xksjSMj8tH8hW-N6H44wFqKZh5C/view?usp=sharing

 

6) Comunicação Rápida (CR) - Short Communication

https://drive.google.com/file/d/1IfR8uZ7keH-3t7Hu7_ecIujdQiy7Pbhk/view?usp=sharing

 

7) Capítulo de E-Book

https://drive.google.com/file/d/1OX8favGORuC9Z94W5488zhmTBFIRjbx7/view?usp=sharing

  

8) Perspectiva Profissional (PP)

https://drive.google.com/file/d/1uInBadNkYZQXkh0M5A4PtxLL-3taNCrl/view?usp=sharing

 

9) Entrevista (ENT)

https://drive.google.com/file/d/1olbJ6kKzvAooCsIb-TAPAsKmD7guixB1/view?usp=sharing

 

A IMPESSOALIDADE NO ARTIGO CIENTÍFICO:

https://cienciapratica.wordpress.com/2013/04/23/deve-se-ou-nao-evitar-usar-a-primeira-pessoa-em-linguagem-cientifica/

 
 

Artigos

Aceita submissão de artigos dentro do escopo da revista.

Comunicações Rápidas

Aceita submissão de comunicação rápida dentro do escopo da revista.

E-Book

Aceita submissão de capítulos de E-Book dentro do escopo da revista.

Entrevista

Entrevista cm profissional convidado pelo editor.

Estudos de Casos

Aceita submissão de estudo de caso dentro do escopo da revista.

Notas Técnicas

Aceita submissão de nota técnica dentro do escopo da revista.

Perspectiva Profissional

Publica textos técnicos de profissionais atuantes no mercado.

Relatórios de Aplicação Técnica

Aceita submissão de relatório de aplicação técnica dentro do escopo da revista.

Resenhas Críticas de Artigo ou Livro

Aceita submissão de resenha crítica.

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