v. 7, n. 1 (2021)

Dossiê Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação

O dossiê se propõe a reunir diferentes perspectivas, experiências e ações educativas - formais e não formais - de educação no Brasil, na Argentina e outros países da América Latina que se desafiam no caminho de um educar que traz presente o corpo, o desejo, a relação, não como objetivo a alcançar, senão como prática cotidiana e contemporânea: é agora, já, tecida no corpo a corpo entre sujeitos. Dessa forma, o dossiê busca dar a ver movimentos de afirmação locais, que se apresentam em forma de projetos pedagógicos, ações e aulas pensadas e vividas desde a invenção, a liberdade, a solidariedade, a partilha, encontro, o acontecimento.

Interessam, aqui, experiências vitalizadas, educação como processo de transformação, conversação, performance, descolonização do ser e do saber, indisciplina contra o “assim das coisas”, toda vez que ele afirmar colonialidades, subalternidades e normatizações. Buscamos uma escola ou, mais ainda, uma educação que re-existe na partilha do sensível, na afirmação de corpos e existências transviadas, isto é, que burlam das normais, sublinham suas singulares formas de ser e estar no mundo, seu estar sendo.

Portanto, trata-se de potencialização de narrativa vitais, eróticas com a escola, com e desde o educativo: experiências nas quais os sujeitos estão com seus corpos, presenças, biografias, desejos, trajetórias, preconceitos, pontos de vista. Educação como conversação-tensão-invenção-inquietação. Narrativas de movimentos que têm na corporalidades, na presença que vibra e na existência que afirma formas de ser educação, de ser vida. 

O que têm a nos ensinar experiências anticoloniais, vitais, eróticas e desejantes de educação hoje? O que docentes e estudantes têm criado junto, nos cotidianos da escola e fora delas, desde os afetos, corpo e desejos? Que afirmações e lutas o diálogo com matrizes epistêmicas tão múltiplas como os Estudos Surdos, Estudos Culturais, Filosofia das Diferenças, Pedagogia das Diferenças, Descolonialidade, Teoria Cuir - entre outros – nos permitem seguir fazendo?

            Convidamos todes a compor este dossiê conosco, partilhando experiências e acontecimentos educativos que nos provocam ao deslocamento, ao indagar, a imaginar, narrar e inventar outros mundos educativos possíveis.

 

Sumário

 
PDF
1-4
EDITORIAL
Adrianne Ogêda Guedes
PDF
5
Adrianne Ogêda Guedes, Tiago Ribeiro, Francisco Ramallo
PDF
6-23

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA

Andréia Haudt da Silva, Maristani Polidori Zamperetti
PDF
24-44
Ranulfo Cavalari Neto
PDF
45-59
Helena Almeida e Silva Sampaio
PDF
60-81
Sylvia Soares de Souza
PDF
82-101
Dulce Mari Silva Voss, Viviane Castro Camozzato, Semíramis Martins Corrêa
PDF
102-115
Marcos Garcia Neira
PDF
116-131
Mariana Alonso López-López, Ana Lúcia Rodrigues da Silva, Raianne da Silva Alvez Bernardo Thomaz
PDF
132-150
Gilmar Oliveira da Silva, Iduina M. Braun Chaves, Tania Marta C. Nhary
PDF
151-170
Ornela Barone Zallocco, Santiago Díaz
171-189
Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Nayara Santos Perovano
PDF
190-209
Rô Aragão Matias, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Sandra Raquel Santos de Oliveira
PDF
210-231
Edson Mendes da Silva Júnior, Fernando Seffner
PDF
232-253
Alexsandro Rodrigues, Fabio Diaz Camarneiro, Ana Paula Figueiredo Louzada, Pablo Cardozo Rocon
PDF
254-271
Nadson Fernando Nunes da Silva, Maria dos Remedios de Brito
PDF
272-292
Francisco Victor Macêdo Pereira, José Henrique de Almeida Cavalcante
PDF
293-314
Luiz Gustavo Bonatto Rufino
PDF
315-332
Vanessa do Nascimento Fonseca
PDF
333-355
Mariana Nogueira Rodrigues, Alan Navarro Fernandes, Haissa dos Santos Sodré, Arthur Vianna Ferreira
PDF
356-377
Paola Amaris Ruidiaz, Roger Miarka
378-397
Chrystiano Gomes Ferraz
PDF
398-409
Lais Francielle Costa da Rosa, Aline Machado Dorneles
PDF
410-426
Maria Vitória Campos Mamede Maia, Eduarda Silveira dos Anjos Bainha
PDF
427-446
Hélio Junior Rocha de Lima
PDF
447-466
Eduardo Oliveira Miranda
PDF
467-487
Francisco Ramallo, Luciana Berengeno, María Marta Yedaide
488-510

Relatos de experiências

Marcela Afonso Fernandez, Bianca Dias de Souza, Yasmim da Silva Borges Ferreira, Maria Luíza Almeida de Souza
PDF
511-521
Maria Marta de Andrade Cerqueira, Cláudia Vasconcellos Nogueira da Gama, Patrícia da Paz Zampier
PDF
522-548
Gláucia Bispo
PDF
549-555
Luiza Tostes Ferreira Julio
PDF
556-570
GRAZIELA FERREIRA de Mello, Greice Duarte de Brito Silva, Maria Helena Helena Dantas dos Santos Neves
PDF
571-585
Talyta Teixeira Thomé, Larissa Martins Pedro, Sônia Martins De March, Daniela Arns Silveira, Manuela Rossa de Souza
PDF
586-596
Mary Uribe Balbin, Arney Herrera, Isabel Cristina Restrepo
597-609

Artigos

Ricardo Figueiró Cruz, Eduardo Cristiano Hass da Silva
PDF
610-626
Rafaela Cristine Merli, Andreia Cunha Malheiros Santana
PDF
627-649
Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite
PDF
650-669
Ronaldo Záphas, Gabriela Muniz Cardoso
PDF
670-685
Sabrina Guedes, Mônica Macedo
PDF
686-700

Resenhas

Maria Edith Romano Siems
PDF
701-705