v. 7 n. 1 (2021): Janeiro/Abril - Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação

					Visualizar v. 7 n. 1 (2021): Janeiro/Abril - Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação

Publicado 12 de março de 2021.

O dossiê se propõe a reunir diferentes perspectivas, experiências e ações educativas - formais e não formais - de educação no Brasil, na Argentina e outros países da América Latina que se desafiam no caminho de um educar que traz presente o corpo, o desejo, a relação, não como objetivo a alcançar, senão como prática cotidiana e contemporânea: é agora, já, tecida no corpo a corpo entre sujeitos. Dessa forma, o dossiê busca dar a ver movimentos de afirmação locais, que se apresentam em forma de projetos pedagógicos, ações e aulas pensadas e vividas desde a invenção, a liberdade, a solidariedade, a partilha, encontro, o acontecimento.

Interessam, aqui, experiências vitalizadas, educação como processo de transformação, conversação, performance, descolonização do ser e do saber, indisciplina contra o “assim das coisas”, toda vez que ele afirmar colonialidades, subalternidades e normatizações. Buscamos uma escola ou, mais ainda, uma educação que re-existe na partilha do sensível, na afirmação de corpos e existências transviadas, isto é, que burlam das normais, sublinham suas singulares formas de ser e estar no mundo, seu estar sendo.

Portanto, trata-se de potencialização de narrativa vitais, eróticas com a escola, com e desde o educativo: experiências nas quais os sujeitos estão com seus corpos, presenças, biografias, desejos, trajetórias, preconceitos, pontos de vista. Educação como conversação-tensão-invenção-inquietação. Narrativas de movimentos que têm na corporalidades, na presença que vibra e na existência que afirma formas de ser educação, de ser vida. 

O que têm a nos ensinar experiências anticoloniais, vitais, eróticas e desejantes de educação hoje? O que docentes e estudantes têm criado junto, nos cotidianos da escola e fora delas, desde os afetos, corpo e desejos? Que afirmações e lutas o diálogo com matrizes epistêmicas tão múltiplas como os Estudos Surdos, Estudos Culturais, Filosofia das Diferenças, Pedagogia das Diferenças, Descolonialidade, Teoria Cuir - entre outros – nos permitem seguir fazendo?

Convidamos todes a compor este dossiê conosco, partilhando experiências e acontecimentos educativos que nos provocam ao deslocamento, ao indagar, a imaginar, narrar e inventar outros mundos educativos possíveis.

Publicado: 12-03-2021
  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS

    Adrianne Ogêda Guedes, Tiago Ribeiro, Francisco Ramallo
    6-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.57246

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA

  • EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE – A CAMINHADA DESTA PESQUISA

    Andréia Haudt da Silva, Maristani Polidori Zamperetti
    24-44
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55372
  • AS PRÁTICAS CIRCENSES E A RELAÇÃO DO CORPO DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNDO

    Ranulfo Cavalari Neto
    45-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54954
  • MÁQUINA DE GUERRA E INFÂNCIA “ENTRE”: NOTAS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA

    Helena Almeida e Silva Sampaio
    60-81
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54910
  • BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA

    Sylvia Soares de Souza
    82-101
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55288
  • CARTA PARA INFÂNCIA: DEVIR CRIANÇA EM DEVANEIOS POÉTICOS

    Dulce Mari Silva Voss, Viviane Castro Camozzato, Semíramis Martins Corrêa
    102-115
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54864
  • O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: POR QUE É “MUITO IMPORTANTE OUVIR OS EDUCADORES DA ESCOLA PÚBLICA”

    Marcos Garcia Neira
    116-131
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51619
  • NARRATIVAS DE CORPOS DOCENTES NO ENCONTRO COM O UNIVERSO INFANTIL

    Mariana Alonso López-López, Ana Lúcia Rodrigues da Silva, Raianne da Silva Alvez Bernardo Thomaz
    132-150
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54496
  • O CORPO EM FESTA: NARRATIVAS EM CENA

    Gilmar Oliveira da Silva, Iduina M. Braun Chaves, Tania Marta C. Nhary
    151-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54782
  • DEVENIR MUJER MENSTRUAL ESCRITURAS ENTRE GÉNERO, CUERPXS Y PERFORMANCE EN LA OBRA DE EFFY BETH

    Ornela Barone Zallocco, Santiago Díaz
    171-189
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51642
  • “ESTUDAR PARA QUÊ?” OU A VIDA QUE INSURGE PELAS ESCOLAS

    Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Nayara Santos Perovano
    190-209
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53584
  • PODE A DIFERENÇA INSISTIR NAS ENTRANHAS DA SUA PRÓPRIA ANIQUILAÇÃO? MULHERES, MANGUES E MOVIMENTOS

    Rô Aragão Matias, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Sandra Raquel Santos de Oliveira
    210-231
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53923
  • CORPOS DAS MARGENS E OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS

    Edson Mendes da Silva Júnior, Fernando Seffner
    232-253
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54870
  • CULTURAS TRANS-PARENTES: USOS E COSTUMES DE PRATICANTES DA MÍDIA NAS MARGENS

    Alexsandro Rodrigues, Fabio Diaz Camarneiro, Ana Paula Figueiredo Louzada, Pablo Cardozo Rocon
    254-271
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54891
  • ECOS DE UM CORPO (DES)VIADO

    Nadson Fernando Nunes da Silva, Maria dos Remedios de Brito
    272-292
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54627
  • IDENTIDADES DE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

    Francisco Victor Macêdo Pereira, José Henrique de Almeida Cavalcante
    293-314
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54781
  • “EU NÃO GOSTO DO MEU CORPO PORQUE SOU NEGRO E NÃO TENHO PAIS”: RESSIGNIFICANDO AS VISÕES SOBRE O CORPO NA ESCOLA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CENTRADA NA EQUIDADE RACIAL

    Luiz Gustavo Bonatto Rufino
    315-332
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54943
  • O CORPO NAS INTERVENÇÕES PARA TRANSFORMAÇÕES DE GÊNERO

    Vanessa do Nascimento Fonseca
    333-355
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54793
  • QUANDO DEBATER VIRTUALMENTE NÃO É UMA OPÇÃO, É UMA NECESSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL E PLURAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS-REMOTAS DESDE SÃO GONÇALO - RJ

    Mariana Nogueira Rodrigues, Alan Navarro Fernandes, Haissa dos Santos Sodré, Arthur Vianna Ferreira
    356-377
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54901
  • ENTRE LA FLUIDEZ Y LA FORMA: RYTHMÓS QUE RESISTEN A LOS RITMOS DE UNA ESCUELA

    Paola Amaris Ruidiaz, Roger Miarka
    378-397
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54774
  • A FILOSOFIA DO DIÁLOGO DE MARTIN BUBER COMO CRÍTICA À MODALIDADE HOMESCHOOLING: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE EDUCACIONAL BRASILEIRO.

    Chrystiano Gomes Ferraz
    398-409
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51783
  • NARRATIVAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: OUTROS OLHARES PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA

    Lais Francielle Costa da Rosa, Aline Machado Dorneles
    410-426
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54917
  • O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS

    Maria Vitória Campos Mamede Maia, Eduarda Silveira dos Anjos Bainha
    427-446
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54833
  • CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA

    Hélio Junior Rocha de Lima
    447-466
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952
  • RACHAR E DESPENCAR O CORPO-TERRITÓRIO

    Eduardo Oliveira Miranda
    467-487
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54972
  • EL PLACER EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: TRÁNSITOS AFECTIVOS Y AFECTANTES COMO ERÓTICAS DEL RIGOR

    Francisco Ramallo, Luciana Berengeno, María Marta Yedaide
    488-510
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54178

Relatos de experiências

  • LER, ESCUTAR, CONVERSAR: A LITERATURA POTENCIALIZANDO VIDAS

    Marcela Afonso Fernandez, Bianca Dias de Souza, Yasmim da Silva Borges Ferreira, Maria Luíza Almeida de Souza
    511-521
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54903
  • EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS

    Maria Marta de Andrade Cerqueira, Cláudia Vasconcellos Nogueira da Gama, Patrícia da Paz Zampier
    522-548
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378
  • DANÇAR PARA APRENDER

    Gláucia Bispo
    549-555
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54889
  • SISTEMA NERVOSO E A CONSCIÊNCIA CORPORAL: UM OLHAR PESSOAL A PARTIR DA METODOLOGIA ANGEL VIANNA

    Luiza Tostes Ferreira Julio
    556-570
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53562
  • OCUPAÇÃO VIRTUAL: DA FIAÇÃO DE PROPOSTAS À TRAMA ANTIRRACISTA

    GRAZIELA FERREIRA de Mello, Greice Duarte de Brito Silva, Maria Helena Helena Dantas dos Santos Neves
    571-585
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55365
  • CARTAS MÁGICAS A 801 – O PIBID E A INTERDISCIPLINARIDADE

    Talyta Teixeira Thomé, Larissa Martins Pedro, Sônia Martins De March, Daniela Arns Silveira, Manuela Rossa de Souza
    586-596
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55181
  • TERRITORIO HABITADO: EL CUERPO Y SUS MEMORIAS

    Mary Uribe Balbin, Arney Herrera, Isabel Cristina Restrepo
    597-609
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55457

Artigos

  • TEXTOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA DA OBRA “CARNAVAL EM MADUREIRA” DE TARSILA DO AMARAL

    Ricardo Figueiró Cruz, Eduardo Cristiano Hass da Silva
    610-626
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.52744
  • O PAPEL DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LIVRO DIDÁTICO EM ANÁLISE

    Rafaela Cristine Merli, Andreia Cunha Malheiros Santana
    627-649
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.54704
  • A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES

    Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite
    650-669
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55349
  • A ARTE NO PROCESSO EDUCACIONAL DA REDE PÚBLICA: ANÁLISE DE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A ARTE-EDUCAÇÃO

    Ronaldo Záphas, Gabriela Muniz Cardoso
    670-685
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.55358
  • AUTORIA, AUTORIDADE E AUTONOMIA NO TRABALHO ACADÊMICO-PROFISSIONAL: UMA REFLEXÃO BIOGRÁFICA

    Sabrina Guedes, Mônica Macedo
    686-700
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.53461

Resenhas

  • HISTÓRIAS MAL CONTADAS; A CANÇÃO DOS VELHOS CAÇADORES E HABITAR O SOM: RETRATO FALADO DA LEITURA EM VOZ ALTA

    Maria Edith Romano Siems
    701-705
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.51996