v. 6 n. 3 (2020): Itinerâncias entre Michel Foucault e educação

					Visualizar v. 6 n. 3 (2020): Itinerâncias entre Michel Foucault e educação
Dossiê Itinerâncias entre Michel Foucault e educação
Publicado: 23-09-2020
  • Expediente

    794-795
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54546
  • Editorial

    Denize Sepulveda, Rosimeri de Oliveira Dias, Vania Finholdt Leite
    796-797
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54549
  • Apresentação do Dossiê Itinerâncias entre Michel Foucault e Educação

    Rosimeri de Oliveira Dias
    798-800
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54554

Dossiê temático

  • Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador

    André Bocchetti, José Claudio Sooma Silva
    801-814
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54555
  • Subversão e resistência no GT 23 da ANPED a partir de Michel Foucault

    Anderson Ferrari, Danilo Araujo de Oliveira
    815-835
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54561
  • Movimentos de contraconduta: o caso das beguinas

    Rosângela Tenório de Carvalho
    836-854
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54563
  • Entre balões cheios e vazios: processos de subjetivação tecidos pelas relações de poder-saber no contexto universitário

    Edileuza Santos do Nascimento Cruz, Marcelo de Almeida Ferreri
    855-874
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54573
  • Cuidado de si e formação ético-estético-política: contribuições foucaultianas a um processo de pesquisa

    Roney Polato de Castro
    875-893
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54575
  • A escrita como artesanato: a experiência do escrever(-se)

    Adriana Werneck Russo Muniz, Karine Oliveira Bastos, Luiz Antônio Saléh Amado
    894-913
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54576
  • O perigo da escrita: Michel Foucault, bell hooks e uma pesquisa feminista - inspirações que nos afetam

    Giovanna Marafon, Yohanna Gomes de Souza Almeida, Andrea Chiesorin Nunes, Giordana Moreira Medeiros
    914-934
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54578
  • Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: Incidências na escola pública brasileira

    Alexandre Filordi de Carvalho
    935-956
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54579
  • Foucault e Merleau-Ponty: um breve ensaio sobre as relações entre corpo, meio ambiente e educação

    Deborah Dornellas Ramos
    957-969
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54580
  • A maneira de fazer história de Michel Foucault: Dialogando com A história da sexualidade 1

    José Antonio Miranda Sepulveda, Denize Sepulveda
    970-982
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54581
  • Reconfigurações biopolíticas no governo da infância: O dispositivo da psiquiatrização

    Juslaine de Fátima Abreu Nogueira
    983-1001
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54583
  • Amizade, pedagogia e neoliberalismo: a veridicção neoliberal e suas ressonâncias em uma amizade pedagogizada

    Luiz Guilherme Augsburger, Ana Maria Hoepers Preve
    1002-1017
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54584
  • Entre capturas biopolíticas e estratégias de resistência LGBT: um ensaio sobre a lógica fármaco-moralizante na profilaxia pré-exposição – PrEP

    Jamil Cabral Sierra, Dagmar Estermann Meyer
    1018-1037
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54592
  • Análise arqueológica do discurso dos participantes: contribuições para a avaliação do plano estadual de educação no sistema penitenciário do Paraná

    Bruna Mayara Bonatto, Mary Ângela Teixeira Brandalise
    1038-1057
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54594
  • Educação e Foucault: um debate sobre sexualidade no conto literário de chapeuzinho vermelho

    Ravelli Henrique de Souza, Marta Regina Furlan de Oliveira, Geiva Carolina Calsa
    1058-1075
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54595
  • A arte neoliberal de governar e a teoria do capital humano: Perspectivas críticas em educação e trabalho

    Diego dos Santos Reis
    1076-1093
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54596
  • Os discursos inclusivos e seus efeitos sobre o discente normal: estratégias de governamento

    Camila Bottero Corrêa, Kamila Lockmann
    1094-1112
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54598
  • Instituições contemporâneas de educação formal: uma análise da arquitetura escolar

    Victória Louise de Paula Santos Carminatti, Patrícia Gräff
    1113-1138
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54599

Artigos

Relatos de experiências

  • MPB literária: ferramenta pedagógica para introdução aos estudos literários no segundo ciclo de ensino fundamental

    Eneida da Silva Fiori
    1180-1194
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54604
  • Narrar experiência(s): Construir sentidos sobre o formar-se professor

    Heriédna Cardoso Guimarães
    1195-1207
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54605

Entrevistas

  • Uma conversa com Alfredo Veiga-Neto

    Rosimeri de Oliveira Dias, Heliana de Barros Conde Rodrigues
    1208-1232
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54609

Resenhas

  • A boniteza dos encontros: caminhos que se cruzam nas escutas, cartas e na formação inventiva de professores

    Rodrigo de Moura Santos
    1233-1238
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54610
  • Sementes para o (im)possível

    Anamaria Ladeira Pereira
    1239-1244
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.54611

Pareceristas