v. 5 n. 3 (2019): EDUCAÇÃO: CORPO EM MOVIMENTO

					Visualizar v. 5 n. 3 (2019): EDUCAÇÃO: CORPO EM MOVIMENTO

 

 

Publicado: 19-12-2019
  • EXPEDIENTE

    388-389
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.47360
  • EDITORIAL

    Adrianne Ogêda Guedes, Lívia Lage, Léa Tiriba
    390-391
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.47364
  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ CORPO EM MOVIMENTO

    Adrianne Ogêda Guedes, Lívia Lage, Léa Tiriba
    392-400
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.47363

Relatos de experiências

  • QUANDO MERGULHEI NO MAR DA PRÁTICA EDUCATIVA JÁ NÃO PUDE MAIS VOLTAR À SUPERFÍCIE: UM RELATO SOBRE O CONECTAR DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL E ORIENTAL A PARTIR DO OLHAR DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO

    Vitória da Silva Bemvenuto
    683-694
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45760
  • ANATOMOPOESIA – UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO DOS SABERES

    Vanessa Matos
    695-725
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.46727
  • (PER)FORMAÇÕES DE UM DESENHO INCORPORADO

    Virna da Silva Bemvenuto, Letícia Carvalho da Silva de Oliveira
    726-735
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45833

Resenhas

Entrevistas

  • IVALDO BERTAZZO, O MESTRE DO GESTO EXPRESSIVO: UM OLHAR PARA O CORPO E O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO

    Adriana Andrade Alves
    745-753
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.46061

Artigos

  • O LÚDICO E SUA RELAÇÃO COM AS METODOLOGIAS ATIVAS: REFLEXÃO ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO FAZER PEDAGÓGICO

    Juliana Marques Paiva de Souza, Marco Antonio Santoro Salvador
    666-682
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45451

Dossiê temático

  • O MODELO DO CORPO NA FILOSOFIA DE ESPINOSA E A PEDAGOGIA DO COMUM: CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE GELEIA DE GROSELHA

    Luiz Renato Paquiela Givigi
    401-422
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45273
  • EDUCAÇÃO COMO CORPO-AFECÇÃO: LEITURA E CRIANÇAS EM FABULAÇÕES

    Alberto d'Avila Coelho, Angelina Monica Monteiro dos Santos
    423-438
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44452
  • Escutar com o corpo inteiro: o exercício de abertura atencional como experiência sensível nos processos de aprendizagem

    Cristiane Bremenkamp Cruz, Maria Elizabeth Barros de Barros
    439-453
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45776
  • NOMADISMO, CURRÍCULOS E COTIDIANOS ESCOLARES: OU SOBRE UMA POLÍTICA NÔMADE PARA O CORPO

    Carlos Eduardo Ferraço, Marina de Oliveira Delmondes
    454-474
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45770
  • DE TOQUES SUTIS A VOADORAS: POR UMA ÉTICA EDUCACIONAL A PARTIR DOS CORPOS

    André Bocchetti
    475-490
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45745
  • PARA PENSAR O APAGAMENTO RITUALIZADO DOS CORPOS NA CRECHE: ADULTOS, BEBÊS, ATIVIDADES

    Patrícia Vieira Bonfim, Luciana Esmeralda Ostetto
    491-507
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45278
  • CORPOS CHEIOS DE SI E DO OUTRO: ENCONTROS ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS NA CRECHE

    Deise Arenhart, Daniela de Oliveira Guimarães, Adriane Soares dos Santos
    508-524
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45803
  • EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE

    Andréia Haudt da Silva, Maristani Polidori Zamperetti
    525-550
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45781
  • (EX)POSIÇÕES DE UM CORPO VIBRÁTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO E HUMANIZAÇÃO

    Renata Fernandes Ramos, Thomaz Guimarães Baldow
    551-564
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45306
  • O JOGO COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: APRENDIZAGENS DE UM CORPO BIOGRÁFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Andrisa Kemel Zanella, Cândice Moura Lorenzoni, Camila Borges Santos
    565-580
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45790
  • A CORPOREIDADE E A ANÁLISE FUNCIONAL DO CORPO NO MOVIMENTO DANÇADO EM DIÁLOGO COM OUTRAS PRÁTICAS CORPORAIS

    Letícia Pereira Teixeira
    581-595
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45735
  • Linguagem corporal na promoção de resiliência: uma prática educacional com acadêmicos do curso de educação física

    Ângela Adriane Schmidt Bersch, Eliane Lima Piske
    596-611
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45597
  • CORPO INFANTIL, ARTEFATOS CULTURAIS E O PROCESSO DE PEDOFILIZAÇÃO SOCIAL

    Raimundo José Pereira da Silva, Jackson Ronie Sá-Silva
    612-627
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45792
  • ALICE EM AULAS DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA ESTUDANTE COM ARTROGRIPOSE NO ENSINO REGULAR

    Dilson Ferreira Ribeiro
    628-641
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45505
  • EDUCAÇÃO EM COLETIVO: POSSIBILIDADES DE TRANSBORDAR MUNDOS E REINVENTAR SENTIDOS

    Geisa Ferreira do Nascimento
    642-665
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.45824

Pareceristas

  • PARECERISTAS EDIÇÃO V.5 (N3): 2019

    Adrianne Ogêda Guedes, Lívia Lage, Léa Tiriba
    754-755
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.47456