ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.69871

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Profissional de apoio, Cuidadores, Pandemia.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a atuação dos profissionais de apoio junto aos estudantes com deficiência da Educação Básica durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, na opinião desses profissionais. Relacionando teoricamente aos aspectos educacionais e do desenvolvimento humano abordados na Psicologia Histórico-Cultural, de acordo com Vygotsky (1997), outros autores da mesma perspectiva e sob os ditames da Lei Brasileira de Inclusão nº13.146/15, e em especial no período de distanciamento social que a pandemia do Covid-19 impôs à toda sociedade.  Particularmente, em relação às escolas, sejam públicas ou privadas, os prejuízos aos estudantes têm sido reportados em várias dimensões. Este estudo consiste numa pesquisa descritiva, quanti e qualitativa desenvolvida por meio da aplicação de um questionário virtual voltado aos Profissionais de apoio/Cuidadores escolares. Participaram 62 Profissionais de apoio que atuavam em escolas da Educação Básica em todo o território nacional. Nos resultados e discussão deste estudo apresenta-se primeiramente, o perfil dos profissionais de apoio e na sequência as categorias temáticas: Atuação antes da pandemia, Durante o período de isolamento físico e Planejamento profissional para a volta às aulas. Conclui-se que poucos cuidadores permaneceram em contato com o estudante que atendiam e suas famílias no período pandêmico. Fato que pode ter ocasionado restrições às orientações e informações referentes aos cuidados com a higiene do estudante e sua família, podendo ocasionar reflexos na saúde, que poderia ter sido realizada de forma remota pelo cuidador após receber formação adequada, disponibilizada pelas redes de ensino, sobre a temática.

Biografia do Autor

Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação

Doutorado em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano pela USP. Mestrado em Educação pela UNESP, Campus de Marília. Profª Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Area de Educação Especial de Tecnologia Assistiva.

Andréa Carvalho Ramos, Professora Titular da rede municipal de ensino de São Paulo.

Pedagoga, Especialista em Educação Especial Inclusiva em Surdocegueira e Deficiências Múltiplas Sensoriais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Sant’Anna. Transcritora, ledora, audiodescritora e guia intérprete de deficientes visuais e surdocegos. Professora Titular da rede municipal de ensino de São Paulo.

Márcia Helena da Silva Melo, Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Atua no campo da Prevenção cujos trabalhos discutem o ciclo de pesquisa em prevenção na temática da violência escolar, envolvendo professores da rede pública, família e equipamentos de atenção primária à saúde. Consultora de órgãos governamentais para avaliação de programas preventivos.

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AUTOR.

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Publicado

07-12-2022

Como Citar

QUEIROZ, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de; RAMOS, Andréa Carvalho; MELO, Márcia Helena da Silva. ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR JUNTO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 723–741, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.69871. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69871. Acesso em: 29 mar. 2024.