Por uma pedagogia da amorosidade queer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.63448

Palavras-chave:

teoria queer, criança queer, Paulo Freire, amorosidade, diferença

Resumo

O presente artigo busca o entendimento dos desafios enfrentados pela criança queer ao lidar com a normatividade na escola, na busca por caminhos que não o da intolerância. O texto argumenta que para a sobrevivência da criança queer, a amorosidade, conceito de Paulo Freire, pode subsidiar relações baseadas no diálogo. A construção argumentativa busca analisar a amorosidade através do campo psicanalítico bem como da filosofia da diferença. Por meio de uma vinheta escolar, é relatada uma cena em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, a partir da qual concluímos que a amorosidade - não só voltada à criança, mas ao resgate de um lugar de autoridade do professor - propõe uma reflexão sobre a democratização das diferenças e sobre o rompimento da invisibilidade da criança queer.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

BASTOS, Danielle Ferreira; ARREGUY, Marília Etienne. Por uma pedagogia da amorosidade queer. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1016–1036, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.63448. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/63448. Acesso em: 29 mar. 2024.