A ARTE NO PROCESSO EDUCACIONAL DA REDE PÚBLICA: ANÁLISE DE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A ARTE-EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55358

Palavras-chave:

Arte. Educação. Escola pública. Pedagogia Waldorf.

Resumo

Este artigo reflete sobre o uso da arte no processo educacional das escolas públicas e suas dificuldades, buscando compreender se a pedagogia Waldorf, através do pensamento de Rudolf Steiner, pode contribuir para uma melhoria no ensino de arte. O artigo faz um levantamento histórico do estado da arte da atual educação brasileira na arte-educação, abordando pesquisadores como Ana Mae Barbosa e João Francisco Duarte Jr. entre outros, para compreender aspectos históricos sobre a desvalorização do campo e dos estudos em artes, apontamentos sobre a precarização do ensino público e algumas visões de ensino que utilizam a arte no processo educacional.

Biografia do Autor

Ronaldo Záphas, Unicamp Unisagrado

Ator-Pesquisador. Doutorando em Artes da Cena na UNICAMP (2019-2023). Mestre em Artes da Cena na UNICAMP (2014-2017). Docente do Curso de Bacharelado em Teatro e da Licenciatura em Artes no Unisagrado.

Gabriela Muniz Cardoso, Unisagrado

Dançarina, artista visual e arte-educdora. Licencianda em Artes no Unisagrado (2018-2021).

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

ZÁPHAS, Ronaldo; CARDOSO, Gabriela Muniz. A ARTE NO PROCESSO EDUCACIONAL DA REDE PÚBLICA: ANÁLISE DE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A ARTE-EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 670–685, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55358. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55358. Acesso em: 19 abr. 2024.