BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55288

Palavras-chave:

Reeducação das relações raciais, Cultura africana, Literatura, Educação infantil.

Resumo

Este artigo é um recorte de minha dissertação intitulada: Personagens negras[i] (XXXXX, 2019) na qual analiso três obras literárias com protagonistas negras como propostas de reeducação das relações raciais na educação infantil. Para este trabalho, abordaremos especificamente a obra Bruna e a Galinha D´Angola (ALMEIDA, 2012) que tematiza a cultura africana. A investigação se dá em diálogo com a Lei 10.639/03, assim como, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Destaco, também, os referenciais teóricos de interseccionalidade dos feminismos negros e decoloniais, problematizando, raça, gênero e classe tanto na literatura, quanto na educação infantil e no mercado editorial.


[i] Título e referências da dissertação fictícios para evitar a identificação do autor.

Biografia do Autor

Sylvia Soares de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Benjamin Constant

Professora de Educação Infantil em instituição especializada em deficiência visual.

Pesquisadora do Grupo  de  Estudos e pesquisa: Intelectuais Negras.

Mestra em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

SOUZA, Sylvia Soares de. BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 82–101, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55288. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55288. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA