QUANDO DEBATER VIRTUALMENTE NÃO É UMA OPÇÃO, É UMA NECESSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL E PLURAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS-REMOTAS DESDE SÃO GONÇALO - RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54901Palavras-chave:
Conflito, Educação Decolonial, Multiculturalismo, Extensão, Audiovisual.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender a relação entre o conflito, as perspectivas multiculturais e decolonias, e as práticas pedagógicas possíveis para a construção de uma educação plural e inclusiva. A partir dessa fundamentação teórica, realizamos um estudo de caso sobre o Oficine Debate, uma atividade extensionista organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Primeiramente, este trabalho discutirá as formas pelas quais se entende o conceito de conflito e como ele pode se manifestar na prática pedagógica. Em seguida, apresentaremos a sua relação com a construção de uma educação decolonial e multicultural. Por fim, analisaremos os desdobramentos da ação extensionista, compreendendo suas potencialidades e seus limites.
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