O PAPEL DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LIVRO DIDÁTICO EM ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54704

Palavras-chave:

Livro Didático, Educação de Jovens e Adultos, Produção Textual

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar duas propostas de produção textual presentes no livro didático Caminhar e Transformar (Ferreira, 2013), destinado às séries finais do ensino fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para tal análise, foi elaborada uma ficha baseada na concepção de ensino presente nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na contribuição de autores que trabalham com o livro didático, com o ensino e com a linguagem, entre eles Marcuschi (2008) e Bakhtin (1981). Este artigo é um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo, predominantemente descritiva, com uma abordagem interpretativista. A partir da análise realizada, foi possível constatar que as propostas estão organizadas por gêneros e que a tecnologia e os gêneros digitais, tal como os gêneros orais, foram mal aproveitados.

Biografia do Autor

Rafaela Cristine Merli, UEL- Mestre

Mestre em Educação- UEL (Universidade de Londrina)

Andreia Cunha Malheiros Santana, Departamento de Letras Vernáculas- UEL

Professora no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

Coordenadora do Profletras

Professora no PPGEL

Referências

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

MERLI, Rafaela Cristine; SANTANA, Andreia Cunha Malheiros. O PAPEL DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LIVRO DIDÁTICO EM ANÁLISE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 627–649, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54704. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54704. Acesso em: 29 mar. 2024.