Narrar experiência(s): Construir sentidos sobre o formar-se professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54605

Palavras-chave:

Narrativa, experiência, formação de professores

Resumo

Neste texto apresento um relato de experiência que intenciona ratificar a potencialidade das narrativas de histórias de vida e formação no desenvolvimento de processos de formação de professores e na construção de pesquisas que investigam os modos como os sujeitos professores se formam. Inicio propondo que as narrativas de experiências de vida e formação são potentes para a emersão dos imbricamentos entre vida e formação e desse modo recorro as contribuições da Pesquisa (Auto)Biográfica como modo de conexão entre as narrativas e os processos de formação. Sequencio apresentando a narrativa de uma experiência que vivi ao cursar uma disciplina eletiva ofertada por um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade federal, localizada no estado do Rio de Janeiro. Emergem desta escrita/narrativa reflexões que nos possibilitam olhar os formatos engessados de formação que experienciamos e como estes se perpetuam no nosso modo de produzir conhecimento e ser professor, identificado, neste texto, como o escrito-repetido-do-lido.

Biografia do Autor

Heriédna Cardoso Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEducação/UFF). Cursou Mestrado Acadêmico em Educação no PPGEducação/UFF (2018). Graduação em Física - Licenciatura pelo Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (2011). Pesquisa os processos de formação de professores de Física e docência em física no Ensino Superior.

Referências

BARREIRO, Cristhianny Bento; ERBS, Rita Tatiana Cardoso. Métodos, metodologias e teorias nas pesquisas em educação: explorando sentidos das narrativas. In: BRAGANÇA, I; ABRAHÃO, M. H.; FERREIRA, M. (Orgs.) Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, p. 67-79, 2016.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; tradução Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin – 8° ed. revista – São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas v. 1).

BOURDIEU, Pierre. (Orgs.). A Miséria do mundo; sob direção de Pierre Bourdieu; com contribuições de Alain Accardo et. al. 17° ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação; tradução Mariza Correa. 9° ed. - Campinas, SP: Papirus. 1996.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, 2011.

CHARLOT, Bernard. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador - Entrevista com Bernard Charlot. Entrevista concedida a Teresa Cristina Rego e Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 147-161, 2010.

CHARLOT, Bernard. Por uma sociologia do sujeito. In: CHARLOT, Bernard. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. 1. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000, p. 33-49.

CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São aulo, v. 39, n. 3, p. 609-625, 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. Narrativas e formação de professores: uma abordagem emancipatória. In: SOUZA, E. C.; GALLEGO, R. (orgs.). Espaços, tempos e gerações: perspectivas (auto)biográficas. São Paulo: Cultura Acadêmica, pp. 199-213, 2010.

CYRULNIK, Boris. Corra, a vida te chama: memórias; tradução Rejane Janowitzer. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013. [versão digital].

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica: projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, M.H.; PASSEGGI, M. (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo I. – Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, p. 71- 93, 2012.

DOMINGO, Jesus; SIMAS, Vanessa França. Narrar o passado e pensar o futuro: possibilidades na formação inicial de professores através da escrita de si. Conhecimento e Diversidade, v. 10, n. 20, p. 62-83, 2018.

DUBET, François. Sociologie de l'expérience. Paris: Seuil, 1994.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico; tradução Paulo Neves; revisão da tradução Eduardo Brandão. 3° ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira. Dimensões subjetivas, sociais e formativas do aporte (auto)biográfico em educação: alguns aspectos epistemológicos e metodológicos. Anais do VIII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, São Paulo, p. 1- 14, 2018.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência; tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. – 1° ed.; 4° reimp.; - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem; tradução Paulo Bezerra. – 2° ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

GUIMARÃES, Heriédna Cardoso. Narrar experiência(s): Construir sentidos sobre o formar-se professor. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1195–1207, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54605. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54605. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.