Instituições contemporâneas de educação formal: uma análise da arquitetura escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54599

Palavras-chave:

Educação, Instituições de ensino, Políticas Educacionais

Resumo

O artigo se propõe a analisar a arquitetura de diferentes espaços escolares (Educação Básica e Educação Superior). Metodologicamente, utilizou-se da fotografia como instrumento para a produção de dados, na organização de um estudo qualitativo que teve nos Estudos Foucaultianos seu ancoradouro teórico. Partindo das imagens capturadas de seis instituições escolares, foram identificadas as características principais que compõem a arquitetura em cada nível escolar. Os resultados mostraram que a arquitetura escolar está constituída em um modelo pensado no século XVII, com políticas que se voltam para a segurança, mas também para a vigilância, produzindo, através da hierarquia, da economia do tempo, da organização, da observação e do silêncio, uma sociedade disciplinar.

Biografia do Autor

Victória Louise de Paula Santos Carminatti, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Patrícia Gräff, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal da Fronteira Sul. 

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

CARMINATTI, Victória Louise de Paula Santos; GRÄFF, Patrícia. Instituições contemporâneas de educação formal: uma análise da arquitetura escolar. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1113–1138, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54599. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54599. Acesso em: 16 abr. 2024.