Educação e Foucault: um debate sobre sexualidade no conto literário de chapeuzinho vermelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54595

Palavras-chave:

Educação, contos literários, Foucault, sexualidade.

Resumo

Este artigo objetiva compreender sobre o conceito de sexualidade em Foucault a fim de identificar suas relações com o conto literário de Chapeuzinho Vermelho. O estudo se justifica pela necessidade do ensino do conceito de sexualidade em relação ao processo de como os corpos são normalizados na escola a partir da educação para infância, seja pela identificação e reprodução da repressão sexual e ou por intermédio de contos literários pré-estabelecidos. A metodologia é de cunho teórico em torno do referencial foucaultiano e, de autores que dialogam com a temática sobre a sexualidade e, ainda análise do conto literário infantil. Este texto é um recorte da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e da participação no Projeto de Pesquisa intitulado “Semiformação e educação no contexto da sociedade danificada” da respectiva universidade. Os resultados direcionam para a necessidade de uma melhor compreensão dos contos literários utilizados nas instituições educativas voltadas à infância, em específico o de Chapeuzinho Vermelho, no sentido de propiciar estratégias de ensino mobilizadoras para o desenvolvimento do pensar e agir crítico à luz da construção de subjetividades operantes e, ainda, ampliar o olhar e discussão acerca da diversidade sexual a partir do direito e da vontade de ser e saber nos espaços escolares.

Biografia do Autor

Ravelli Henrique de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. 

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Depto de Educação da UEL. Líder do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da UEL 

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente adjunta da Universidade Estadual de Maringá no programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

SOUZA, Ravelli Henrique de; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; CALSA, Geiva Carolina. Educação e Foucault: um debate sobre sexualidade no conto literário de chapeuzinho vermelho. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1058–1075, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54595. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54595. Acesso em: 25 abr. 2024.