Análise arqueológica do discurso dos participantes: contribuições para a avaliação do plano estadual de educação no sistema penitenciário do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54594

Palavras-chave:

Análise Arqueológica do Discurso, Avaliação Educacional, Avaliação de Políticas Educacionais, Educação na Prisão

Resumo

O objetivo deste artigo consiste na exposição da contribuição da Análise Arqueológica do Discurso – AAD, fundamentada em Foucault (2012), no processo de avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná (PARANÁ, 2012; 2015) no contexto das penitenciárias femininas de regime fechado. O emprego da análise arqueológica demonstra-se pertinente quando aplicado às pesquisas de avaliação de políticas educacionais centradas nos participantes ao possibilitar a aferição da influência da atuação dos sujeitos na atribuição social da política, bem como ao gerar reflexões capazes de aperfeiçoá-la de acordo com as especificidades do contexto e da população às quais se destinam, lhes atribuindo um caráter democrático.

Biografia do Autor

Bruna Mayara Bonatto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Avaliação (GEPPEA). 

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação UEPG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA/UEPG. 

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

BONATTO, Bruna Mayara; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Análise arqueológica do discurso dos participantes: contribuições para a avaliação do plano estadual de educação no sistema penitenciário do Paraná. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1038–1057, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54594. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54594. Acesso em: 29 mar. 2024.