A maneira de fazer história de Michel Foucault: Dialogando com A história da sexualidade 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54581

Palavras-chave:

Foucault, genealogia, história

Resumo

O presente artigo analisa a maneira de fazer história proposta por Michel Foucault, em especial a sua discussão sobre a genealogia como método histórico. Buscamos entender a crítica que o autor faz sobre a história teológica e teleológica, em que alguns historiadores demonstram a necessidade de buscar as origens dos acontecimentos e as descrevem de maneira linear. A nossa preocupação é entender os dispositivos utilizados por Foucault para construir a sua História da sexualidade. Para efeitos deste artigo, nos dedicaremos exclusivamente ao volume 1, cujo subtítulo é: a vontade de saber. Em tal livro, Foucault (1988) defende a tese de que o discurso, produzido na modernidade, sobre sexo, ao invés de reprimi-lo, acabou estimulando que se estabelecesse um valor mercantil para o sexo. Para isso, construímos este texto demonstrando a proposta foucaultiana de história em relação à origem das coisas, tendo como objeto a crítica à história universal. Como conclusão, discutimos a questão do poder tendo como foco a história da sexualidade.

Biografia do Autor

José Antonio Miranda Sepulveda, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Líder do Diretório de Pesquisa e Estudos Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira. Vice líder do Diretório de Pesquisa e Estudos Gêneros Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História  e dos Cotidianos.Coordenador do Observatório da Laicidade na Educação da Universidade Federal Fluminense.

Denize Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Formação de Professores.  Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Formação de Professores. Líder do Diretório de Pesquisa e Estudos Gêneros Sexualidades e Diferenças nos Vários EspaçosTempos da História e dos Cotidianos. Vice líder do Diretório de Pesquisa e Estudos Os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira. Colaboradora do Observatório da Laicidade na Educação da Universidade Federal Fluminense.

Referências

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia, a história. In: ______. Ditos & escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.

FOUCAULT, Michel. O que é o Iluminismo? Paris: Collège de France, 1983. Curso transcrito por Katharina Von Bülow.

FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In: ______. Ditos & escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.

GONDRA, José Gonçalves (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Za har, 2001.

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

SEPULVEDA, José Antonio Miranda; SEPULVEDA, Denize. A maneira de fazer história de Michel Foucault: Dialogando com A história da sexualidade 1. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 970–982, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54581. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54581. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>