Foucault e Merleau-Ponty: um breve ensaio sobre as relações entre corpo, meio ambiente e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54580

Palavras-chave:

Corpo, Relações de poder, Educação, Meio ambiente

Resumo

Este artigo se propõe a discutir as possíveis relações entre corpo, meio ambiente e educação, considerando as contribuições de Foucault e Merleau-Ponty. Merleau-Ponty contribuiu para uma revisão das noções de corpo e de corporeidade, considerando seu papel na constituição do sujeito mediante sua experiência como ser-no-mundo. Partindo de uma perspectiva foucaultiana, pode-se dizer que esse processo se realiza imerso nas relações de poder, as quais se refletem na subjetividade do sujeito e no seu corpo, sendo instrumentalizadas, no contexto escolar, mediante as concepções de educação e de mundo. As repercussões dessa dinâmica sobre as formas como nos relacionamos com o mundo pode ser mais trabalhada nas escolas pela Educação Ambiental como espaço para se experimentar a carne, considerando a continuidade entre o corpo e o mundo.

Biografia do Autor

Deborah Dornellas Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Psicologia (Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal da Paraíba (2007). É mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e, Doutora em Psicologia Social (2013), pela mesma instituição, com ênfase nas áreas de Interação Social, Linguagem e Desenvolvimento Infantil. Atualmente, é Professora efetiva no Centro de Educação e Saúde - CES, lotada na Unidade Acadêmica de Saúde (UAS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: Meio ambiente, saúde. Brasília, 1997.

DAOLIO, Jocimar.; RIGONI, Ana Carolina Capellini; ROBLE, Odilon José. Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty. Pro-posições, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 179-193, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v23n3/11.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2020.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de janeiro, RJ: Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In RABINOW, P.; DREYFUS, H. (Org.). Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2009, p. 231-248. Disponível em: <https://faccaoficticia.noblogs.org/files/2015/08/O-Sujeito-e-o-Poder-Foucalt.cleaned.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2020

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LÓPEZ-LÓPEZ, Mariana Alonso; GALDINO, Graciele Ribeiro. A potência do corpo e da corporeidade nas práticas e vivências educativas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 06, n. 01, p. 119-140, jan./abr. 2020.

LOURO, Guaciara Lopes. (2014). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LUCENA, Ricardo de Figueiredo; SOUSA, Elimar Maria Neves. Civilização e meio ambiente: notas iniciais. In: XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR. 2009, Recife, PE. Anais do Simpósio Internacional Processo Civilizador. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais12/index.html>. Acesso em: 27 abr. 2020.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas - 1948. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1999

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo, SP: Perspectiva, 1992. Disponível em: <http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=cat06476a&AN=ufp.198231&lang=pt br&site=eds-live>. Acesso em: 17 jun. 2020.

MALAVOLTA, Ana Paula Parise; RIGUE, Fernanda Monteiro; BIAZUS, Camilla Baldicera. Em defesa de um corpo-potência: notas sobre educação e política. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 06, n. 01, p. 92-118, jan./abr. 2020.

NEUENFELDT, Derli Juliano; MAZZARINO, Jane Márcia. O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos toca. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, v. 33, n. 1, p. 22-36, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5309/3592>. Acesso em: 27 abr. 2020.

NÓBREGA, Trezinha Petrucia. Corporeidade e Educação Física: do corpo objeto ao corpo sujeito. Natal, RN: EDUFRN, 2005.

OLIVEIRA, Rayane Monalisa da Nóbrega.; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. A estética como perspectiva de ensino na educação física escolar: um diálogo com alunos do ensino médio. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 12, n. 03, p. 01-17, jul./set. 2014.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal, RN: EDUFRN, 2018.

SÄENZ, Maria Carmen López. Naturaleza y carne del mundo. Aportaciones de Merleau-Ponty a la ecofenomenología. Ludus Vitalis, v. XIV, n. 26, p. 171-186. 2006.

SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. Educação, cultura e corporeidade: um olhar a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v. 7, n. 13, p. 165-176, mai./ago. 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3265/2884>. Acesso em: 27 abr. 2020.

SILVA, Liege Monique Filgueiras da; PORPINO, K.arenine de Oliveira. Os sentidos da beleza: discutindo as aparências do corpo na educação física. Efdeportes.com, n. 144, mai. 2010. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd144/as-aparencias-do-corpo-na-educacao-fisica.htm>. Acesso em 29 abr. 2020.

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

RAMOS, Deborah Dornellas. Foucault e Merleau-Ponty: um breve ensaio sobre as relações entre corpo, meio ambiente e educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 957–969, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54580. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54580. Acesso em: 19 abr. 2024.