Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54555

Palavras-chave:

Michel Foucault, Função-Orientador, Escrita de Si, História da Educação

Resumo

O artigo concentra o foco em dois principais tensionamentos que parecem um tanto especiais para compreender o exercício da função-orientador nas instituições universitárias. O primeiro diz respeito ao modo como pensamos a forma escolar; o segundo se refere à maneira como vislumbramos os lugares do texto e da escrita na relação acadêmica. Tal percurso investigativo foi estimulado pelo desejo de encontrar itinerâncias entre Michel Foucault e a Educação que, de algum modo, nos desafiem a (re)pensar aquilo que cotidianamente fazemos (ou deixamos de fazer) em nossos exercícios docentes na contemporaneidade.

Biografia do Autor

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ)

José Claudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação. Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ)

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

BOCCHETTI, André; SILVA, José Claudio Sooma. Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 801–814, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54555. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54555. Acesso em: 18 abr. 2024.