AUTORIA, AUTORIDADE E AUTONOMIA NO TRABALHO ACADÊMICO-PROFISSIONAL: UMA REFLEXÃO BIOGRÁFICA

Autores

  • Sabrina Guedes Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Mônica Macedo

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.53461

Resumo

Este artigo tem o objetivo de revisitar a biografia acadêmico-profissional das autoras, através da seguinte tríade teórica: autoria, autoridade e autonomia. Traremos para o debate alguns dos seguintes teóricos: Bakhtin, Foucault, Paulo Freire que nos ajudarão a discutir o processo individual e coletivo sobre o empoderamento docente. Colocaremos em evidência a trajetória acadêmico-profissional de cada uma das autoras, as transformações, as mudanças no percurso, desafios e conquistas entre pares e no coletivo das instituições educacionais. Analisaremos ainda o encontro profissional, a parceria da dupla, as produções realizadas e os projetos construídos, realçando os pontos significativos que se fazem presentes nessa constituição seja de forma individual, bem como em outros momentos e situações entre pares.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

GUEDES, Sabrina; MACEDO, Mônica. AUTORIA, AUTORIDADE E AUTONOMIA NO TRABALHO ACADÊMICO-PROFISSIONAL: UMA REFLEXÃO BIOGRÁFICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 686–700, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.53461. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/53461. Acesso em: 18 abr. 2024.