PANDEMIA, CRISE DE CUIDADOS E DEMOCRACIA: O QUE APRENDER COM QUEM CUIDA DA VIDA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52376

Palavras-chave:

pandemia, cuidado, ecofeminismo, educação ambiental.

Resumo

Este texto tem como objetivo trazer reflexões sobre o universo dos cuidados na atual crise socioambiental, como forma de pensar pedagogias ambientais alternativas e emancipatórias. Partimos de um olhar voltado às mulheres das classes populares, cujas precárias condições de vida as expõem, mais intensamente, aos efeitos do COVID-19. Assim, apresentamos o cuidado como questão de gênero, no contexto do capitalismo, das relações patriarcais e da reprodução da vida. Discutimos também o rompimento das redes ambientais de cuidados, assim como as resistências socioambientais dos grupos que as mantém. Trazemos a perspectiva ecofeminista em diálogo com tais movimentos, como propulsores de racionalidades outras, que inspirem pedagogias alternativas e contra- hegemônicas.

Biografia do Autor

Carolina Alves Gomes Oliveira, UNIRIO

Mestre em Biologia Marinha, licenciada em Ciências Biológicas pela UFF, doutoranda em Educação pela UNIRIO e pesquisadora do GEASur. Desenvolve um trabalho de diálogo entre a Educação Popular e a Educação Ambiental e investiga o protagonismo das mulheres em experiências de Educação Ambiental de base Comunitária, em áreas de vulnerabilidade socioambiental na baixada fluminense.

Léa Tiriba, UNIRIO

Pesquisadora do campo das infâncias e da educação infantil, em interface com a Educação Popular e a Educação Ambiental. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Professora da Escola de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação/PPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNiRIO.

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Carolina Alves Gomes; TIRIBA, Léa. PANDEMIA, CRISE DE CUIDADOS E DEMOCRACIA: O QUE APRENDER COM QUEM CUIDA DA VIDA?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 36–57, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52376. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52376. Acesso em: 20 abr. 2024.