EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: MÍDIAS E DESIGUALDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52259

Palavras-chave:

Covid-19, Desigualdade, Educação, Mídias.

Resumo

As medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus fizeram com que estudantes em todos os níveis de ensino ficassem sem aulas presenciais em todo o Brasil. Tais circunstâncias fortaleceram a discussão sobre mídias na educação e sobre a desigualdade existente no país. Com o objetivo de contribuir com o debate, este artigo apresenta e discute o uso de mídias educativas; resgata o momento histórico do país com o uso do rádio na educação; e reflete sobre o crescimento da desigualdade social. Conclui-se que as fragilidades na área educacional perpassam pela desigualdade estrutural do país, pela necessidade de democratização do acesso às mídias e sobre o letramento midiático na formação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Kelly Maia Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem/ PUC-Rio) e Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/ UFRRJ). Professora na rede municipal de Angra dos Reis-RJ

Renato Pontes Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio)

Doutor em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor do Departamento de Educação da PUC-Rio e professor substituto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu-RJ

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

CORDEIRO, Kelly Maia; COSTA, Renato Pontes. EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: MÍDIAS E DESIGUALDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 81–97, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52259. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52259. Acesso em: 24 abr. 2024.