DIÁRIO DA QUARENTENA DE UMA PROFESSORA DA INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES COM BOAVENTURA, AGAMBEN E KRENAK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52249

Palavras-chave:

Pandemia, Educação Infantil, Diário da Quarentena.

Resumo

O presente artigo procura ser um diário das impressões da autora acerca da pandemia do coronavírus. Partindo da constatação do quanto é difícil ter concentração e inspiração para ler, escrever e estudar na quarentena, a autora se aproxima de intelectuais de nossa contemporaneidade que estão aceitando esse desafio, de pensar criticamente o tempo presente, que é inédito e raro para nossa geração. São realizadas aproximações com Boaventura de Sousa Santos, Ailton Krenak e Giorgio Agamben, que escreveram livros na/da pandemia. Inspirada por esses pensadores, por fim, a autora levanta suas próprias impressões sobre a pandemia e suas repercussões numa instituição de Educação Infantil, no qual a mesma foi empossada durante o período de distanciamento social.

Biografia do Autor

Isabela Pereira Lopes, Educação Infantil do Coluni/UFF

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado sanduíche na Universidade do Minho (Portugal). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense e Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, atuando na Educação Infantil do Coluni/Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste. Quodlibet, 2020.

BARROS, M. Memórias inventadas – a Terceira Infância. Rio de Janeiro: Planeta do Brasil, 2008.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está a venda. Companhia das letras, 2020.

ESCORREGA. Boletim Informativo da Educação Infantil da Educação Infantil do Coluni UFF. Edição Especial. Ano 2, n. 7, maio 2020.

LOPES, Isabela Pereira. Aproximações e reflexões diante da “pedagogia do vírus”. Revista Olhar de Professor, v. 23, p. 1-4, 17 jun. 2020. Disponível em: <http://www.uepg.br/olhardeprofessor>.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O Social e o Político na Pós-Modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

________. A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina, 2020.

WEBINAR SEMINÁRIO ONLINE “Por una buena escuela en tiempo de Coronavirus”, Integratek. Webinar apresentado por Francesco Tonucci. Espanha, 25 de abril de 2020.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

LOPES, Isabela Pereira. DIÁRIO DA QUARENTENA DE UMA PROFESSORA DA INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES COM BOAVENTURA, AGAMBEN E KRENAK. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 518–530, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52249. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52249. Acesso em: 24 abr. 2024.