EM TEMPOS DE PANDEMIA, LUZ, CÂMERA E AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ONLINE: DO DISCURSO À PRÁTICA DESEJADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52231

Palavras-chave:

Educação online, Covid-19, Isolamento social

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre as propostas de educação remota que têm sido adotadas por escolas da rede pública e particular de ensino de modo a atender a exigência anual no cumprimento de 800 horas aulas estabelecida pela LDB 9394/96, também durante o período de pandemia da COVID-19 e quarentena decretada pelos chefes dos poderes executivos. Para isso, analisamos três diretrizes diferentes, seguidas por instituições de ensino nos âmbitos federal, estadual e municipal pertencentes ao Estado do Rio de Janeiro. Este debate se faz necessário na medida em que políticas de educação na perspectiva transmissiva de educação a distância, equivocadamente denominadas de online, estão sendo implantadas ignorando que a dificuldade no acesso a internet ainda é uma realidade brasileira.

Biografia do Autor

Adriele da Silva Freitas Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II.

Alessandra da Costa Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), professora da rede pública municipal de Niterói e orientadora educacional da rede pública municipal de São Gonçalo.

Ana Paula da Silva Conceição Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), professora da rede estadual do Rio de Janeiro e orientadora pedagógica da rede pública municipal de Araruama.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Adriele da Silva Freitas; ABREU, Alessandra da Costa; OLIVEIRA, Ana Paula da Silva Conceição. EM TEMPOS DE PANDEMIA, LUZ, CÂMERA E AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ONLINE: DO DISCURSO À PRÁTICA DESEJADA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 442–458, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52231. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52231. Acesso em: 23 abr. 2024.