O QUE PODEMOS E DEVEMOS APRENDER SOBRE A PANDEMIA COMO PROFESSORES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51916

Palavras-chave:

pandemia, experiência social, tomada de consciência, mídia, formação de professores

Resumo

Os desafios postos pela pandemia do novo coronavírus nos obrigam a pensar esse acontecimento enquanto uma experiência social tendo a mídia como interface em relação à apresentação e discussão dos mais variados temas que nos sinalizam entender o mundo em que vivemos, talvez como nunca tenhamos experimentado antes. O objetivo é, por meio de um exercício ensaístico, refletir e analisar materiais oriundos da internet que indiquem “leituras da realidade” quanto às questões de política, saúde, corpo e educação. Mediando essas informações da mídia com os conceitos de experiência social e tomada de consciência sinalizamos os problemas em curso no Brasil quanto a uma era necropolítica, de acirramento das desigualdades sociais, de sérias implicações ao campo educacional, ao tempo que ratificamos a necessidade de um humanismo radical para este nosso século.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais (UFSC)

Mestre em Educação Física (UFSC)

Doutor em Educação (UFSC)

Professor do Departamento de Educação Física/UFS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS

Hamilcar Silveira Dantas Júnior, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Licenciado em Educação Física (UFS,1997), Mestre em Educação (UFS, 2003) e Doutor em Educação (UFBA, 2008). Professor Associado do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da UFS (Mestrado). Estuda Educação Física e Cinema, com ênfase em História da Educação Física e do Esporte, relação Cinema-História e Cinema e Esporte

Referências

ALVIM, Mariana. Regulamentação do homeschooling ganha novo fôlego em Brasília com isolamento por coronavírus. UOL, 21 abr. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/04/21/regulamentacao-do-homeschooling-ganha-novo-folego-em-brasilia-com-isolamento-por-covid-19.htm Acesso: 18 jun. 2020.

AMADO, Guilherme. Governo vai propor regulamentação do homeschooling. Época, 4 abr. 2020. Disponível em: https://epoca.globo.com/guilherme-amado/governo-vai-propor-regulamentacao-do-homeschooling-24351388 Acesso: 18 jun. 2020.

AMPARO, Thiago. Por que a Covid-19 é tão letal entre os negros? Folha de São Paulo, 13 abr. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/thiago-amparo/2020/04/por-que-a-covid-19-e-tao-letal-entre-os-negros.shtml Acesso: 18 jun. 2020.

AZEVEDO, Reinaldo. Grupo chuta portas e invade hospital no Rio gritando: “mentira, mentira!”. Notícias UOL, 12 jun. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2020/06/12/grupo-invade-hospital-no-rio-gritando-mentira-mentira.htm Acesso: 18 jun. 2020.

BANDEIRA, Olívia; PASTI, André. Como o ensino à distância pode agravar as desigualdades agora. Nexo Jornal, 3 abr. 2020. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/debate/2020/Como-o-ensino-a-dist%C3%A2ncia-pode-agravar-as-desigualdades-agora Acesso: 18 jun. 2020.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Tradução de Ione Ribeiro Valle, Nilton Valle. 2ª. edição. Florianópolis: UFSC, 2013.

CAMPOS, Luiz Henrique. “Erramos”: um mês após campanha para não parar, Milão tem 4,4 mil mortos. Correio Braziliense, 26 mar. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/03/26/interna_mundo,840540/erramos-um-mes-apos-campanha-para-nao-parar-milao-tem-4-4-mil-mort.shtml Acesso: 18 jun. 2020.

CRAVEIRO, Rodrigo. Argentina tem tido sucesso na luta contra o avanço do coronavírus. Correio Braziliense, 30 abr. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/04/30/interna_mundo,849868/argentina-tem-tido-sucesso-na-luta-contra-o-avanco-do-coronavirus.shtml Acesso: 18 jun. 2020.

FOUCAULT, Michel. Direito de morte e poder de vida. In: FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. 15ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p.125-152.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez; Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GALVANI, Giovanna. Bolsonaro diz para apoiadores invadirem hospitais em busca de leitos vazios. Carta Capital, 12 jun. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/saude/bolsonaro-diz-para-apoiadores-invadirem-hospitais-em-busca-de-leitos-vazios/ Acesso: 18 jun. 2020.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GOULART, Adriana da Costa. Um cenário mefistofélico: a gripe espanhola no Rio de Janeiro. 2003. 253 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Atlas da Violência 2019. Brasília; Rio de Janeiro; São Paulo: IPEA; FBSP, 2019.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2ªed. São Paulo: Aleph, 2009.

LEITE, Hellen. Deputado do PSL invade hospital dedicado a pacientes com covid-19 na Bahia. Correio Braziliense, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/06/17/interna_politica,864557/deputado-do-psl-invade-hospital-dedicado-a-covid-19-na-bahia.shtml Acesso: 18 jun. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

MATHÍAS, Maíra; TORRES, Raquel. A possível eugenia bolsonarista. Outra Saúde, 13 maio 2020. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasaude/a-eugenia-bolsonarista/ Acesso: 18 jun. 2020.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, 2016, p. 123-151. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169 Acesso: 18 jun. 2020.

MBEMBE, Achille. “A era do humanismo está terminando”. Revista IHU Online, São Leopoldo/RS, 2017. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/eventos/564255-achille-mbembe-a-era-do-humanismo-esta-terminando Acesso: 18 jun. 2020.

MENDONÇA, Heloísa. Pandemia expõe “necropolítica à brasileira” e uma certa elite que não vê além do umbigo. El País Brasil, 7 maio 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/economia/2020-05-08/pandemia-expoe-necropolitica-a-brasileira-e-uma-certa-elite-que-nao-ve-alem-do-umbigo.html Acesso: 18 jun. 2020.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MOTTA, Eric. Após pedido de Bolsonaro, deputados invadem hospital, diz governo do ES. Congresso em foco, 14 jun. 2020. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/governo/apos-pedido-de-bolsonaro-deputados-invadem-hospital-diz-governo-do-es/ Acesso: 18 jun. 2020.

OROZCO, Guillermo Gómez. Hacia una dialéctica de la recepción televisiva: la estructuración de estrategias por los televidentes. Comunicação & Política na América Latina, São Paulo, ano 8, v. 22 a 25, p. 57-73, 1993.

PAIM, Jairnilson Silva. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

PICCOLOTTO, Letícia. O que já dá para notar da “nova normalidade” que está surgindo da pandemia. Tilt – canal sobre tecnologia do UOL, 18 abr. 2020. Disponível em: https://govtech.blogosfera.uol.com.br/2020/04/18/o-que-ja-da-para-perceber-do-novo-normal-que-esta-surgindo-da-pandemia/ Acesso: 18 jun. 2020.

SAFATLE, Vladimir. Bem-vindo ao Estado suicidário. In: TOSTES, Anjuli; MELO FILHO, Hugo (Org.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020. p. 227-234.

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. O conceito de experiência social em François Dubet: possibilidades analíticas. Mediações, v. 14, n. 1, p. 275-290, jan./jun. 2009.

SOARES, Ingrid. “A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino”, diz Bolsonaro. Correio Braziliense, 2 jun. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/06/02/interna_politica,860325/a-gente-lamenta-todos-os-mortos-mas-e-o-destino-diz-bolsonaro.shtml Acesso: 18 jun. 2020.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 8ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

UJVARI, Stefan Cunha. A história da humanidade contada pelos vírus: bactérias, parasitas e outros organismos. São Paulo: Contexto, 2012.

WAUTIER, Anne Marie. Para uma Sociologia da Experiência. Uma leitura contemporânea: François Dubet. Sociologias, Porto Alegre, ano 5, n. 9, jan./jun. 2003, p. 174-214.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

MEZZAROBA, Cristiano; DANTAS JÚNIOR, Hamilcar Silveira. O QUE PODEMOS E DEVEMOS APRENDER SOBRE A PANDEMIA COMO PROFESSORES?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 494–517, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51916. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51916. Acesso em: 19 abr. 2024.