ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL, COMUNICACIONAL E SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51912

Palavras-chave:

Pandemia. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Conselhos de direitos

Resumo

Devido à pandemia pelo Coronavírus (Covid-19), tornaram-se necessárias adequações, especialmente nos setores de trabalho e educação. Entretanto, pessoas que vivem em espaços periféricos subordinados aos grandes centros, além das pessoas com deficiência, percebem-se ainda mais invisibilizadas.Portanto, este artigo tem como objetivo abordar a importância dos recursos de tecnologia assistiva que promovem a autonomia e independência das pessoas com deficiência, especificamente no contexto educacional, formal ou informal.Os recursos como audiodescrição, Libras, pranchas de comunicação, pictogramas e linguagem simples são oferecidos de forma insuficiente, embora tenhamos a legislação brasileira específica vigente.Fundamentamos este estudo na importância da luta pelo coletivo e na influência dos conselhos de direitos na vida da sociedade.

Palavras-chave: Pandemia. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Conselhos de direitos.

Biografia do Autor

Ediclea Mascarenhas Fernandes, UERJ

Professora Associada da Faculdade de Educação

Departamento de Educação Especial e Inclusiva

Núcleo de Educação Especial e Inclusiva

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, Comunicação e Cultura FEBF/UERJ

Professora do Doutorado em Tecnologia, Diversidade e Inclusão da UFF

 

Felipe Vieira Monteiro, UERJ

Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação

Aída Guerreiro de Oliveira, UERJ

Programa de Pós Graduação em Educação, Comunicação e Cultura

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

FERNANDES, Ediclea Mascarenhas; MONTEIRO, Felipe Vieira; DE OLIVEIRA, Aída Guerreiro. ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL, COMUNICACIONAL E SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 245–263, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51912. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51912. Acesso em: 19 abr. 2024.