O REVERSO DA MOEDA: PRÁTICASTEORIAS NAS REDES EDUCATIVAS POUCO DEMOCRÁTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Marcelo Ferreira Machado Universidade do Estado Do Rio de Janeiro
  • Maria do Carmo Morais UERJ
  • Noale Toja UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51880

Palavras-chave:

Coronavírus, Artefatos Tecnológicos, Cotidianos, Democratização do ensino.

Resumo

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, que provoca a COVID-19, quase todas as estruturas consolidadas do planeta foram modificadas, como por exemplo: a restrição da circulação e o fechamento de shoppings centers, escolas, academias etc. No que tange a educação, uma nova forma foi apresentada para dar continuidade ao ano letivo vigente nas escolas públicas e privadas, chamados por muitos de estudo recluso. Os usos dos artefatos tecnológicos, muitas vezes proibidos nos espaçostempos escolares, tornaram-se uma possibilidade de continuarmos tecendo conhecimentossignificações. Pretendemos mostrar neste artigo as implicações desenvolvidas em nossos novos ou outros cotidianos. Como se estabeleceram esse ‘outro lado da moeda’ quando dependemos da tecnologia, como foram as apropriações e os desafios encontrados para estudantes, pais e professores, além de compreender quais foram as práticasteorias aplicadas em um momento em que a democratização do ensino se viu profundamente afetada.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Machado, Universidade do Estado Do Rio de Janeiro

Graduado em Geografia pela UFRJ, Mestre em Processos Formativos e Desigualdade Social/Educação, pela FFP/UERJ e Doutorando em Educação, pela UERJ. Professor da Rede Estadual e Particular do Rio de Janeiro.

Maria do Carmo Morais, UERJ

Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UERJ. Pedagoga pela UERJ.  Atuo nas pesquisas com os cotidianos escolares e mediadora do Consórcio Cecierj.

Noale Toja, UERJ

Doutoranda em Educação - ProPEd/ UERJ, Pedagoga, UERJ/Faculdade de Formação de Professores.

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Acessos online:

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

MACHADO, Marcelo Ferreira; MORAIS, Maria do Carmo; TOJA, Noale. O REVERSO DA MOEDA: PRÁTICASTEORIAS NAS REDES EDUCATIVAS POUCO DEMOCRÁTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 138–162, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51880. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51880. Acesso em: 28 mar. 2024.