ENSINO SUPERIOR E PRODUTIVIDADE ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Aline de Carvalho Moura Universidade Federal Rural do Rio de janeiro
  • Andreia Gomes da Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51813

Palavras-chave:

Ensino superior, Produtividade acadêmica, Pandemia, Covid-19.

Resumo

Por meio de levantamento bibliográfico e de análise documental, este artigo tem como objetivo problematizar as ações do ensino superior diante do cenário de Covid-19 e seus efeitos no incremento da produtividade acadêmica, no contexto brasileiro. Diante de uma pandemia de escala global, os Institutos de Ensino Superior têm demostrado sua ‘vocação pública’ em diversas frente de ações em busca de um entendimento sobre a doença e seus impactos no Brasil e no sistema público de saúde, o que vem promovendo alta produtividade em um movimento de fast science sobre o Coronavírus. Como considerações, criticamos uma naturalização das pressões exercidas pela produtividade em meio à crise sanitária planetária devido a Covid-19.

Biografia do Autor

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, do Departamento de Educação e Sociedade, do Instituto Multidisciplinar. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Andreia Gomes da Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, do Departamento de Educação e Sociedade, do Instituto Multidisciplinar. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

MOURA, Aline de Carvalho; CRUZ, Andreia Gomes da. ENSINO SUPERIOR E PRODUTIVIDADE ACADÊMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 222–244, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51813. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51813. Acesso em: 29 mar. 2024.