INQUIETAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51647

Palavras-chave:

Covid-19, Marcadores sociais de diferença, Educação, Democracia

Resumo

No presente artigo, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, objetivamos refletir sobre as dimensões político-sociais da pandemia de Covid-19 no Brasil a partir dos marcadores sociais de diferença e que atravessam o debate sobre educação e democracia. Por meio de nossas experiências pessoais enquanto docentes de instituições de ensino superior e de dados que mostram os efeitos sociais da crise, esperamos desvelar os dispositivos de violência e autoritarismo que perpassam as políticas de saúde no Brasil contemporâneo. Em nossa incursão, para além do diálogo com autores como Arendt (2013), Santos (2020), Agamben (2020), Mbembe (2016), será fundamental a noção de “efeito colateral”. Ela nos desafia a não perdermos de vista que as discussões sobre a pandemia não se reduzem a uma dimensão epidemiológica e/ou biomédica, antes, articuladas por relações de saber-poder, ressoam diretamente nas táticas necropolíticas de um “fazer viver, deixar morrer”.

Biografia do Autor

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados/Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) e ao "DiVerso" : pesquis(ações) sob(re) resistências sociais (UFGD/CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs) - 2018/2019. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e da Saúde, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença.

Aguinaldo Rodrigues Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é voluntário do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL, docente do corpo permanente - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS, docente do corpo permanente - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO RONDONÓPOLIS, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: História e Ditadura, Educação e Comunismo, Gênero e Sexualidade, Estudos Culturais.

Tatiane Pereira Muniz, Instituto Federal da Bahia - IFBA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisas nas áreas de Antropologia da Ciência, Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia e Relações Raciais no Brasil. Professora de Sociologia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia. Concluiu o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia, desenvolvendo projeto de pesquisa na área de saúde e etnicidade. Foi Bolsista de Iniciação Científica - Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro - PINEB / UFBA, atuando na área de Etnologia Indígena (projeto sobre etnicidade e saúde reprodutiva entre os Pataxó hã-hã-hãe - Sul da Bahia).

Jorge Augusto de Jesus Silva, Instituto Federal Baiano - IFBaiano/Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Literatura e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Especialista em Estudos linguísticos e literários - UNEB; Especialista em Análise do Discurso - Faculdades Integradas Olga Mettig; Especialista em Libras - Faculdade Dom Pedro II. Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (2008).

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Esmael Alves de; GOMES, Aguinaldo Rodrigues; MUNIZ, Tatiane Pereira; SILVA, Jorge Augusto de Jesus. INQUIETAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 204–225, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51647. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51647. Acesso em: 18 abr. 2024.