DEU RUIM NA HASHTAG! BOTS E PANDEMIA DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19: O CASO #FECHADOCOMBOLSO(L)NARO

Autores

  • Marcelle Medeiros Teixeira Mestranda (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES). https://orcid.org/0000-0002-1799-2769
  • Dilton Ribeiro Couto Junior Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES). http://orcid.org/0000-0002-5221-7135

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51544

Palavras-chave:

fake news, bots, pandemia, democracia, educação.

Resumo

O texto analisa o uso da hashtag #FechadoComBolsolnaro, uma das mais disseminadas no twitter em abril de 2020. Em meio a uma crise política no seu mandato presidencial, Jair Bolsonaro vira alvo de memes em função do erro de digitação de seu sobrenome na hashtag, sugerindo o uso de bots (robôs) na tentativa de alavancar sua popularidade. Pesquisar fake news e bots mediante a utilização do método cartográfico convida a uma reflexão sobre o uso indiscriminado das redes para a formação da opinião pública, principalmente em tempos de pandemia, quando a população encontra-se mais vulnerável. Dessa forma, argumentamos que precisamos colocar em prática uma educação implicada no combate às fake news que comprometem a democracia brasileira.

Biografia do Autor

Marcelle Medeiros Teixeira, Mestranda (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Mestranda (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Dilton Ribeiro Couto Junior, Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. DEU RUIM NA HASHTAG! BOTS E PANDEMIA DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19: O CASO #FECHADOCOMBOLSO(L)NARO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 321–340, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51544. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51544. Acesso em: 23 abr. 2024.

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