EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA ONDA DA COVID-19: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA OFERTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51306

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, trabalho docente, Covid-19, pandemia, Ensino Médio.

Resumo

Tem-se por objetivo mapear as políticas da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro na oferta de atividades pedagógicas não presenciais durante a primeira onda da Covid-19, analisando as condições de trabalho docente nesse período. Trata-se de estudo exploratório, com 22 professores atuantes em turmas de Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário remoto, com estrutura de respostas semiestruturadas e fechadas. Os resultados parciais apontaram para baixa frequência de políticas públicas nacionais de regulamentação do acesso remoto, sendo predominantes políticas descentralizadas pelas Unidades da Federação. Os docentes apontaram para discrepâncias entre políticas públicas anunciadas pelo governo do estado e sua efetivação.

Biografia do Autor

Regina Fernandes Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda Programa de Pós graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (PPGE- UFMG); Professora da Rede estadual de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

ALBUQUERQUE, Regina Fernandes. EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA ONDA DA COVID-19: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA OFERTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 378–403, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51306. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51306. Acesso em: 28 mar. 2024.

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