UMA PERSPECTIVA PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DOS BEBÊS DE CONQUISTA DA AUTONOMIA NA CRECHE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.46715

Palavras-chave:

Autonomia, Bebê, Movimento, Creche, Narrativas Visuais

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar elementos para a compreensão da autonomia dos bebês no contexto educativo da creche. Seleciona sequências narrativas que envolvem de modo destacado um bebê e que representam aspectos de seu processo de conquista da movimentação que permitem refletir acerca da autonomia, do movimento e das relações com outros sujeitos, e sua inter-relação no processo de desenvolvimento. A partir da análise das sequências narrativas, destaca que a proposição por parte dos adultos de um entorno óptimo é condição para a conquista da autonomia dos bebês, contudo a ação dos bebês deve ser sempre tomada como referência e compreendida como singular.

 

Biografia do Autor

Angela Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Daniele Marques Vieira, Universidade Federal do Paraná

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil

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Publicado

21-05-2020

Como Citar

COUTINHO, Angela Scalabrin; VIEIRA, Daniele Marques. UMA PERSPECTIVA PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DOS BEBÊS DE CONQUISTA DA AUTONOMIA NA CRECHE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 602–626, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.46715. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46715. Acesso em: 29 mar. 2024.