A SOLIDÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE BEBÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.46690

Palavras-chave:

Professoras. Bebês. Solidão. Docência. Educação Infantil.

Resumo

com a intenção de refletir sobre uma temática crescente no âmbito da docência em Educação Infantil, este artigo discute a solidão profissional vivida por professoras de bebês, a partir dos resultados de uma pesquisa sobre currículos praticados com bebês. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, ouviu seis professoras que exerciam a docência com bebês na rede municipal de ensino de uma cidade brasileira. As narrativas de cada docente foram escutadas em encontros denominados Tertúlias Narrativas. O que é vivido no cotidiano de cada Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) é ressonância da qualidade e do alcance das políticas públicas destinadas à Educação Infantil, em nível nacional e local. Concluiu-se que a solidão profissional de professoras de bebês possui interfaces com as políticas públicas impregnadas da lógica produtivista-mercantil e de mercado.

Biografia do Autor

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação - Departamento I

Professora Adjunta da UFBA-FACED. Doutora em Educação - Área de estudo: Educação Infantil

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Publicado

21-05-2020

Como Citar

SANTOS, Marlene Oliveira dos. A SOLIDÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE BEBÊS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 512–531, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.46690. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/46690. Acesso em: 28 mar. 2024.