A INFÂNCIA A PARTIR DOS DIZERES E FAZERES DAS CRIANÇAS NA ESCOLA: ENCONTROS SILENCIOSOS E POTENTES

Nádia Priscila de Lima Carvalho, Fernanda Maria Santos Albuquerque, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles

Resumo


O presente artigo é um fragmento de uma pesquisa que visou compreender como as crianças vivenciam o processo de transição da Pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental. Aqui, de modo específico, abordamos os dizeres e os fazeres das crianças no ambiente escolar que retratam a transgressão de regras como forma silenciosa e potente de criação. O mesmo busca dialogar com a infância a partir de outros modos de entendê-la, ancorado nas discussões provenientes do campo da filosofia, considerando a infância como experiência. Os dizeres e fazeres das crianças e  suas experiências engendram outros vieses que não complementam o posto, mas o reconfigura sob outras dimensões, resistentes e ousadas. Eles evocam as possibilidades que as crianças trazem consigo para nossas instituições escolares.


Palavras-chave


Criança. Infância. Experiência. Escola. Transgressões

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.45962

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e-ISSN: 2359-6856

 


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