BRINCADEIRA, CORPO E MOVIMENTO: RELATOS DE PESQUISAS SOBRE O USO DAS ÁREAS EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45820

Palavras-chave:

Espaços externos, Brincar, Movimento

Resumo

O artigo pretende discutir dados de duas pesquisas realizadas em diferentes capitais brasileiras – Fortaleza e Belo Horizonte – que abordaram o uso das áreas externas e o brincar em escolas de Educação Infantil. Considerando os diferentes contextos investigados, as análises mostraram a desvalorização no uso dos espaços externos pelas escolas em contraste com os desejos e necessidades das crianças. Posturas adultocêntricas por parte das professoras foram reveladas nas imposições de brincadeiras às crianças, nas tentativas de regulação dos corpos, espaços e materiais disponíveis nas áreas externas das instituições.  As pesquisas também revelaram tentativas de ressignificação e problematização dos usos destes mesmos espaços.

Biografia do Autor

Rogério Correia da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte PROFESSOR ADJUNTO - FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de métodos e técnicas de ensino. Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, organização de espaços e ambientes, criança indígena, aprendizagem, infancia e antropologia.  

Celiane Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora do Departamento de educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

SILVA, Rogério Correia da; SANTOS, Celiane Oliveira dos. BRINCADEIRA, CORPO E MOVIMENTO: RELATOS DE PESQUISAS SOBRE O USO DAS ÁREAS EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 53–71, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45820. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45820. Acesso em: 24 abr. 2024.