EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45781

Palavras-chave:

Arte, Educação Infantil, Experiências Estéticas, Formação Docente.

Resumo

A presente pesquisa contempla a questão: Que espaços e tempos são promovidos pelos professores de Educação Infantil para favorecer a ocorrência de experiências estéticas no cotidiano das crianças? O objetivo é analisar e problematizar a prática docente na Educação Infantil no que se refere às experiências estéticas. A pesquisa ocorreu numa escola do município de Pelotas, RS, e revelou que as professoras reconhecem a importância da arte, buscam utilizá-la no cotidiano, mas sentem um despreparo que acreditam ser fruto da formação acadêmica deficitária que tiveram. Assim, para elas é um desafio pensar propostas que façam uso das linguagens artísticas e esse vem sendo um aprendizado que ocorre na prática.

Biografia do Autor

Andréia Haudt da Silva, UFPel

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Professora na rede do Estado do Rio Grande do Sul e na rede municipal de Pelotas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Licenciada em Pedagogia.

Maristani Polidori Zamperetti, UFPel

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas".

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

DA SILVA, Andréia Haudt; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 525–550, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45781. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45781. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático