Escutar com o corpo inteiro: o exercício de abertura atencional como experiência sensível nos processos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45776

Palavras-chave:

Aprendizagem da atenção, Experiência corporificada, Escuta

Resumo

Este artigo pretende se constituir como um ensaio textual a partir do encontro com o trabalho da exímia percussionista escocesa Evelyn Glennie e alguns autores do campo da filosofia, da psicologia e da educação. Articulamos tessituras entre as noções de atender e de escutar com o corpo inteiro e buscamos fornecer pistas para uma aprendizagem da sensibilidade, da atenção e da escuta. Apontamos a experiência de cultivo de uma disponibilidade do corpo entendido como “caixa de ressonâncias”, concluindo que mais do que linhas visíveis, regras, disciplinas e métodos rígidos de comportamento, o que ganha destaque nessa aposta ética de uma aprendizagem da sensibilidade é o que, no invisível, sustenta o encontro e a atmosfera crucial dos processos de ensino-aprendizagem: um pouco de abertura e de frescor.

Biografia do Autor

Cristiane Bremenkamp Cruz, Universidade Federal do Espírito Santo

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda em Educação pela UFES. Atualmente é professora substituta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1980), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós doutorado em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Saúde Coletiva com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde coletiva, saúde do trabalhador, subjetividade e micropolítica.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

CRUZ, Cristiane Bremenkamp; DE BARROS, Maria Elizabeth Barros. Escutar com o corpo inteiro: o exercício de abertura atencional como experiência sensível nos processos de aprendizagem. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 439–453, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45776. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45776. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático