INFÂNCIA, NATUREZA E AFETOS: O “DESEMPAREDAMENTO” E AS VIVÊNCIAS NO PÁTIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45751

Palavras-chave:

Infância, Psicomotricidade, Corpo, Natureza.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa monográfica para a conclusão do curso de Especialização em Educação Psicomotora e tem por objetivo investigar e refletir sobre crianças, corpos, natureza e “desemparedamento” por meio de uma pesquisa-ação, no pátio da Educação Infantil do Colégio de Aplicação da UFRJ. O trabalho tem por base os estudos em Psicomomotricidade, Educação e Filosofia, o que permite entrelaçar as experiências observadas e a teoria dos autores que se debruçam sobre questões pertinentes a este estudo. A pergunta ‘como as crianças experienciam o pátio?  foi propulsora para esta pesquisa, permitiu a busca por respostas e o levantamento de novas questões ao chegar ao campo. Olhar para as crianças brincando na natureza possibilitou a compreensão da construção do conhecimento significativo, que deixa marcas no corpo e permite descobrir o caminho e aventura de experimentar o mundo.

Biografia do Autor

Raianne da Silva Alves Bernardo Thomaz, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

THOMAZ, Raianne da Silva Alves Bernardo. INFÂNCIA, NATUREZA E AFETOS: O “DESEMPAREDAMENTO” E AS VIVÊNCIAS NO PÁTIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 204–231, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45751. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45751. Acesso em: 28 mar. 2024.