(EX)POSIÇÕES DE UM CORPO VIBRÁTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO E HUMANIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.45306

Palavras-chave:

Educação, Estética, Ressonância.

Resumo

Ao abordar as dimensões sensoriais e estéticas, este texto destaca experiências e narrativas nas quais é possível explicitar movimentos e relações entre corpo e humanidade. Conhecer histórias e procedimentos de uma negação não deve nos impedir de rememorar seus artifícios mais sutis ou duvidar de suas reelaborações, pelo contrário. Talvez, seja imprescindível suscitar as marcas e os procedimentos de uma negação, que se embaralham e ao se confundir, fazem perpetuar suas impregnações. E talvez seja ainda mais urgente trazer ao jogo algumas táticas e noções que não se rendem à lógica que tenta deter a dinâmica de um corpo em movimento, que se reinventa nas dimensões de seus silêncios, ressonâncias e vibrações, e não cede aos dispositivos de captura de sua humanidade.

Biografia do Autor

Renata Fernandes Ramos, UFF

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense na linha Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Professora da educação básica nas redes municipais do Rio de Janeiro e Niterói.

Thomaz Guimarães Baldow, UFRJ

Professor da educação básica no ensino de educação musical. Mestrando em educação pela UFRJ, na linha curriculo, docência e linguagem. 

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CÂNDIDO, Antônio. “O direito à Literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2017.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LARROSA, Jorge. Ensaio e escrita acadêmica. Revista Educação e Realidade, 28 (2):101-115, jul/dez 2003.

_______________. Linguagem e Educação depois de Babel. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática – 8ª edição. – São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

RAMOS, Renata Fernandes; BALDOW, Thomaz Guimarães. (EX)POSIÇÕES DE UM CORPO VIBRÁTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE CORPO E HUMANIZAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 551–564, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.45306. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45306. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático