CORPOS SINGULARES: AUTOBIOGRAFIA, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NO ENSINO DA DANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45288

Palavras-chave:

Ensino de Dança, Decolonialidade, Educação Somática, Autobiografia, Metodologia.

Resumo

No texto, é apresentada a investigação do Grupo de Pesquisa (Es)(Ins)critas do/no Corpo (Corpografias) do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. De março de 2018 a dezembro de 2020, o projeto desenvolve procedimentos para a Dança com a utilização da Autobiografia, Decolonialidade e Educação Somática. Para isso, na metodologia, foram utilizados: leituras de artigos, mapas conceituais com o levantamento de palavras disparadoras para criar os procedimentos que são testados no grupo de pesquisa e em projetos sociais e escolas. Concluiu-se que as práticas promovem discussões sobre pertencimento, interpretação, significação e democracia corporal, permitindo a construção de um sujeito autônomo e crítico, confrontando colonialidades constituídas, o pensamento e o ensino de Arte.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas (UFBA)

Professora no Curso Dança-Licenciatura/UFSM

Oneide Alessandro Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Dança (UFSM/RS)

Fabiana Andréia Mors, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Dança (UFSM/RS)

Cinara Neujahr dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Dança (UFSM/RS)

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

BALDI, Neila Cristina; SILVA DOS SANTOS, Oneide Alessandro; MORS, Fabiana Andréia; SANTOS, Cinara Neujahr dos. CORPOS SINGULARES: AUTOBIOGRAFIA, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NO ENSINO DA DANÇA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 184–203, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45288. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45288. Acesso em: 18 abr. 2024.