Educação revolucionária ou retórica? O 25 de abril e os planos educacionais para uma nova diretriz pedagógica em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.44856

Palavras-chave:

Educação libertária. Portugal. Educação.

Resumo

Interessa no presente artigo, apresentar como o processo de democratização em Portugal lidou com as demandas sociais sedentas de mudanças no plano nacional de reconstrução. Destaca-se a educação como função importante nas propostas de reformulação do plano educacional e de que maneira as propostas e previsões foram apresentadas e acatadas. Os órgãos e cooperações comunitárias e/ou partidárias desenvolvidas no processo revolucionário serviu de terra fértil para a germinação de ideias e práticas educacionais não tradicionais. Buscaremos demonstrar a importância das transformações educacionais no período revolucionário português (1974-1975) até a Constituição de 1976 para a construção da democracia que se assentará posteriormente, sobretudo nas organizações pedagógicas, e com o Movimento da Escola Moderna e a Escola a Ponte.

Biografia do Autor

Pamela Peres Cabreira, Universidade Nova de Lisboa

Pamela Peres Cabreira é graduada e Mestra em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutoranda em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, sob fomento da bolsa de Doutorado Pleno-CAPES. Durante o período da graduação, foi bolsista pelo Ministério da Educação no Programa de Educação Tutorial-PET História. Com a primeira premiação de bolsa de pesquisa, em 2014 pelo Santander Universidades, a autora produziu monografia em parceria com a Universidade do Porto. Posteriormente, no período do mestrado enquanto bolsista CAPES e com a premiação em 2016 através da Cátedra Jaime Cortesão (USP), produziu a dissertação “Semeando ventos o governo colherá tempestades!”: crise marcelista e a vaga revolucionária em Portugal (1968-1974). É de interesse de pesquisa desenvolver estudos sobre as relações laborais em classe e gênero na contemporaneidade portuguesa, sobretudo após a década de 1970. Destes trabalhos, importantes artigos foram publicados, como: “O Povo já não tem Medo!”: A experiência revolucionária portuguesa e a concepção metodológica de Edward Thompson, Revista Hominum, 2016; Consolidação da democracia e revisionismo histórico: Portugal e o 25 de Abril, Revista Contemporânea, 2015. Além disso, atuou como docente na área de História das Américas pelo Consórcio CEDERJ-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É vinculada ao Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais, associado ao Instituto de História Contemporânea da UNL

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

CABREIRA, Pamela Peres. Educação revolucionária ou retórica? O 25 de abril e os planos educacionais para uma nova diretriz pedagógica em Portugal. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 326–341, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.44856. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/44856. Acesso em: 23 abr. 2024.