Entre o diálogo e a convivência nas práticas socioeducativas em uma instituição filantrópica em São Gonçalo – RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.44855

Palavras-chave:

dialogicidade, práticas socioeducativas, educação não escolar.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Analisamos recortes extraídos de uma pesquisa vinculada ao “Projeto Fora da Sala de Aula” da FFP/UERJ, realizada em uma instituição filantrópica, buscando reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar e suas especificidades.

Biografia do Autor

Júlia Abreu Machado, FFP/UERJ

Graduanda em Pedagogia - UERJ/FFP. Bolsista de Monitoria – CETREINA – SR1 – UERJ. Faculdade de formação de professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor adjunto do departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ/ FFP. Coordenador- Pesquisador do Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas “Fora da Sala de Aula” – UERJ/FFP.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

MACHADO, Júlia Abreu; LYRA, Thiago da Silva; FERREIRA, Arthur Vianna. Entre o diálogo e a convivência nas práticas socioeducativas em uma instituição filantrópica em São Gonçalo – RJ. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 313–325, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.44855. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/44855. Acesso em: 25 abr. 2024.