RESENHA CRÍTICA: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Renan Soares de Araújo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.40850

Palavras-chave:

Educação Intercultural, decolonialidade, formação de professores.

Resumo

Neste livro se encontram subsídios para se discutir as diferenças culturais, étnicas, geracionais, de gênero, bem como as diferenças físicas e mentais, no âmbito da prática pedagógica e da formação de educadores. As dificuldades e possibilidades emergentes nas relações de saber e de poder nos processosde formação de educadores são discutidas, em vários artigos, sob a perspectiva crítica, inclusivae democrática. De modo particular,  quatro artigos focalizamexperiências de formação de educadores realizadas pelo Núcleo “Mover” (UFSC/CNPq). Tanto as análises teóricas, quanto as de experiências de formação de educadores, propõema perspectiva intercultural crítica de desconstrução da matriz colonial,em buscade caminhos para a construção da cidadania, fundada no respeito, reciprocidade e convivência democrática entre todas as pessoase grupos socioculturais.

Biografia do Autor

Renan Soares de Araújo, Grupo de Pesquisa em Extensão Popular

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba − UFPB. É membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR, vinculado a UFPB. Integra a Articulação Nacional de Extensão Popular.

Referências

FLEURI, R.M. Conversidade: diálogo entre universidade e movimentos sociais. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019.

FLEURI, R.M. Educação intercultural e formação de professores. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

30-03-2019

Como Citar

DE ARAÚJO, Renan Soares. RESENHA CRÍTICA: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 701–706, 2019. DOI: 10.12957/riae.2018.40850. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/40850. Acesso em: 23 abr. 2024.