INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: APRENDER A DECOLONIZAR A EDUCAÇÃO COM SABERES DE MULHERES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA

Autores

  • Isabell Thereza Tavares Neri Universidade do Estado do Pará
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.40847

Palavras-chave:

Interculturalidade crítica, Decolonizar a educação, Mulheres ribeirinhas.

Resumo

Neste artigo analisa-se os saberes de mulheres em tratamento hospitalar, vítimas de escalpelamento nos rios da Amazônia ou acompanhantes, e que frequentam, em um espaço de acolhimento, uma classe hospitalar. Este estudo consiste em um recorte de uma pesquisa, concluída em 2018, financiada pela FAPESPA, realizada em um ambiente hospitalar, em que se desenvolve uma educação intercultural crítica freireana, que fomenta o empoderamento das mulheres ribeirinhas por meio do reconhecimento de suas vozes, saberes, práticas e manifestações culturais. É uma pesquisa de campo qualitativa com os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental, entrevistas com 15 mulheres de faixas etárias variadas, oriundas de diferentes comunidades ribeirinhas da Amazônia Paraense e observação participante. Entre os resultados destaca-se que a aprendizagem se dá por meio de narrativas das mulheres sobre o “enfrentamento da violência de gênero”, o “trabalho”, a “medicina popular” e o “imaginário”, que fazem parte do contexto de diversidade biossocial e cultural das comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Biografia do Autor

Isabell Thereza Tavares Neri, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e educadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.
E-mail: educadorauepa@gmail.com

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutora em Educação pela PUC-RIO. Doutora em educação pela PUC-SP. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa – México. Mestre em Educação Popular pela UFPB. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutora em Educação pela PUC-RIO. Doutora em educação pela PUC-SP. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa – México. Mestre em Educação Popular pela UFPB. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

TAVARES NERI, Isabell Thereza; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: APRENDER A DECOLONIZAR A EDUCAÇÃO COM SABERES DE MULHERES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 655–678, 2019. DOI: 10.12957/riae.2018.40847. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/40847. Acesso em: 19 abr. 2024.