EDUCAÇÃO JURÍDICA PARA O BEM VIVER: A SUPERAÇÃO DE UM ARQUÉTIPO EUROCÊNTRICO PARA UMA EPISTEMOLOGIA DO SUL

Autores

  • Maria Aparecida Lucca Caovilla Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Carmelice Faitao Balbinot Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Manoel Boita Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.39592

Palavras-chave:

Educação intercultural, Bem Viver, Colonialidade, Descolonização

Resumo

Este artigo aborda aspectos da colonialidade do ser, do saber e do poder no contexto latino-americano, contestando a lógica tradicional do ensino e da educação transmissiva, em especial ao modelo de ensino jurídico. Discute, ainda, a necessidade de descolonização da cultura no ensino do Direito, considerando a importância de educar para múltiplas sabedorias, criatividades expressivas e reflexivas, integrantes da cultura latino-americana. Para dar conta de atender a estas inquietações, pergunta-se: será possível um novo modelo de educação no Direito, fundamentado na efetivação da cidadania, da democracia e de justiça para o bem viver no continente latino-americano? Intenta-se um novo caminho à educação jurídica na América Latina, com o propósito de renovar o processo de construção dos saberes, calcado nas necessidades da sociedade, para o rompimento da burocratização, formalismo, positivismo e individualismo nas práticas jurídicas no Brasil, ancorado no pluralismo jurídico comunitário-participativo.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lucca Caovilla, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Direito (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Unochapecó; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Cidadania

Carmelice Faitao Balbinot, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda do Programa de Pòs-Graduação em Direito e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e
Cidadania/Unochapecó.

Manoel Boita, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pesquisador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Cidadania/Unochapecó

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

CAOVILLA, Maria Aparecida Lucca; BALBINOT, Carmelice Faitao; BOITA, Manoel. EDUCAÇÃO JURÍDICA PARA O BEM VIVER: A SUPERAÇÃO DE UM ARQUÉTIPO EUROCÊNTRICO PARA UMA EPISTEMOLOGIA DO SUL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 566–580, 2019. DOI: 10.12957/riae.2018.39592. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/39592. Acesso em: 24 abr. 2024.