INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS INDÍGENAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE O PENSAMENTO AMERÍNDIO

Autores

  • Beatriz Osorio Stumpf Universidade de Santa Cruz do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.39585

Palavras-chave:

Interculturalidade, Formação, Professores Indígenas, Bem Viver.

Resumo

Este trabalho desenvolve reflexões sobre interculturalidade na formação continuada de professores indígenas, partindo de uma experiência desenvolvida na Amazônia brasileira, em diálogo com autores que contribuem para uma maior compreensão do pensamento ameríndio. O acompanhamento participativo e investigativo desse processo de formação revelou a riqueza e a profundidade do conhecimento indígena, com seus grandes potenciais de contribuição para a educação em geral e para a sociedade como um todo, ressaltando a importância do apoio ao registro desses saberes, em diferentes formas e linguagens, tendo a arte uma função essencial.

Biografia do Autor

Beatriz Osorio Stumpf, Universidade de Santa Cruz do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Apoio PROSUC / CAPES

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

STUMPF, Beatriz Osorio. INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS INDÍGENAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE O PENSAMENTO AMERÍNDIO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 528–546, 2019. DOI: 10.12957/riae.2018.39585. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/39585. Acesso em: 29 mar. 2024.